Os órgãos de Geovana dos Santos Wilczeski, de apenas 10 anos, vão ajudar pelo menos sete pessoas. A decisão da família pela doação veio depois da confirmação de morte cerebral, na tarde de sexta-feira (26). A menina foi atingida por um tiro na cabeça em uma loja de conveniência em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná.
- LEIA MAIS: Menina que levou tiro na cabeça tem morte cerebral confirmada
A informação sobre a doação dos órgãos foi repassada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) ao G1 Paraná. Conforme a secretaria, os dois rins, fígado, coração e as córneas de Geovana foram doados.
Os órgãos, que foram retirados já na manhã deste sábado (27), já começam a ir para os receptores. Segundo a Sesa, o fígado foi para outro Estado. Os rins aguardam um exame de compatibilidade.
Pacientes ‘leves’ agridem equipe de UPA do Boqueirão por demora no atendimento; vídeo mostra confusão
As válvulas cardíacas, que podem ajudar até duas pessoas, e as córneas, estão com bancos de tecido. Após serem processadas e avaliadas, vão ser encaminhadas aos receptores.
Geovana dos Santos Wilczeski estava internada em estado gravíssimo no Hospital Universitário Materno-Infantil (Humai-UEPG) de Ponta Grossa. O episódio aconteceu na região do bairro Oficinas. Câmeras de segurança registraram o exato momento do disparo que atingiu a menina.
As informações são da Banda B, portal parceiro do TNOnline