Tribuna do Norte Online

Majô Capdeboscq assume presidência da Câmara de Maringá

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 24/03/2025
Majô Capdeboscq assume presidência da Câmara de Maringá Majô Capdeboscq assume presidência da Câmara de Maringá

A Câmara Municipal de Maringá elegeu neste domingo (23) a vereadora Majô Capdeboscq (PP) para presidir a casa. A representante do Partido Progressistas assume o posto no lugar de Mário Hossokawa, que chegou a ser eleito no início do ano, mas foi afastado após um pedido do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

📰 LEIA MAIS: Paraná sob alerta: instabilidade e risco de temporais marcam a semana

Majô Capdeboscq é maringaense, tem 34 anos, empresária, casada e formada em Educação Física, na UEM. Ela está no primeiro mandato como vereadora e ocupa a função de primeira-secretária da Mesa Executiva.

Antes disso, ela foi apresentadora na TV Maringá Band, diretora na Associação dos Empreendedores Individuais e Pequenos Negócios da região de Maringá (AMPEC), fez parte do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas do Paraná, do Conselho da Federação das Associações de Bairros de Maringá e do Conselho Municipal da Mulher.

Este ano Maringá completa 76 anos e tem pela primeira vez uma mulher à frente do Legislativo. A presidente destacou a importância deste momento.

“É uma honra ter a confiança dos vereadores para exercer este cargo, e em um momento que a Casa tem sua maior bancada feminina com cinco vereadoras e que uma mulher também ocupa o cargo de vice-prefeita, tendo inclusive já assumido como prefeita. É muito importante que as mulheres ocupem cada vez mais lugares de poder”, destacou Majô.

Afastamento de Mário Hossokawa

A eleição foi realizada após o ministro Gilmar Mendes, do STF, decidir pelo afastamento definitivo do vereador Mário Hossokawa (PP), da presidência da Casa. A decisão atendeu a uma ação popular que questionava a eleição de Hossokawa para o quinto biênio consecutivo no cargo. De acordo com o STF, os membros da mesa diretora do legislativo municipal e estadual só podem ser eleitos ou reconduzidos ao cargo apenas uma vez.

Apesar de estar fora da presidência, Hossokawa foi eleito neste domingo (23) o primeiro-secretário da Casa. O vereador Sidnei Telles (PODE), assumiu a primeira vice-presidência. Mário Verri (PT) ficou com a segunda vice-presidência, Jeremias da Silva (PL) como terceiro vice-presidente. Odair Fogueteiro (PP) foi eleito segundo-secretário e Ítalo Maroneze (PDT) o terceiro-secretário.

Com informações: Ric Mais