A semana será de calor intenso em praticamente todo o Paraná, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Isso porque há uma onda intensa de calor atuando sobre a região e que pode fazer as temperaturas ficarem 5ºC acima da média pelo período de três a cinco dias.
Por conta disso, o Inmet divulgou um alerta laranja de risco à saúde. Inclusive, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) destacou que é necessário tomar alguns cuidados em relação às altas temperaturas e a baixa umidade do ar. (Veja detalhes abaixo)
- LEIA MAIS: Nova onda de calor atinge o Paraná e temperaturas chegam a 38°C
Pelo menos 370 cidades do estado estão sendo afetadas pelo fenômeno. Os serviços meteorológicos, como o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), apontam que os termômetros devem registrar valores acima dos 30ºC na maior parte do Paraná.
O aviso foi divulgado pelo Inmet às 14h dessa segunda-feira (11) e é válido para até as 18h de sexta-feira (15).
Quais cuidados devo tomar?
A Sesa divulgou algumas recomendações. Confira:
- Evite ficar no sol, principalmente das 10 às 16 horas.
- Use sempre protetor solar, independentemente do horário.
- Beba água. Caso tenha dificuldade em ingerir água pura, incluir rodelas de limão, laranja ou hortelã, pode ser um incentivo.
- Utilizar alarmes ou aplicativos que enviam avisos sonoros para lembrar de tomar água.
- Consuma alimentos in natura, evitando os ultraprocessados. Frutas, verduras, legumes, arroz e feijão em geral têm alto teor de água, diferente dos ultraprocessados, que são ricos em sódio, aditivos e escassos em água.
- Tome banhos gelados.
- Use ventiladores.
- Evite exercícios físicos ao ar livre em horários muito quentes.