O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) celebrou a formatura de 20 novos aspirantes a oficial. A cerimônia, realizada na Academia Policial Militar do Guatupê, marcou a conclusão do Curso de Formação de Oficiais (CFO), que teve duração de três anos.
Com a formatura, na sexta-feira (06), os aspirantes a oficial serão distribuídos por várias cidades do Estado para assumir posições de comando e gestão de unidades operacionais e operações do Corpo de Bombeiros, reforçando o atendimento à população com equipes qualificadas e bem preparadas.
LEIA MAIS: Inscrições para concurso do Paranaprevidência encerram em breve
Durante um ano, os 20 novos bombeiros exercerão as mesmas responsabilidades dos oficiais em um período que funciona como estágio profissional. Após este tempo, os aspirantes são promovidos a tenentes e se tornam, de fato, oficiais. “Os cadetes representam o futuro do Corpo de Bombeiros Militar. São a renovação e a modernização da corporação”, afirmou o subcomandante da Escola Superior de Bombeiro Militar, major André Lopes.
FORMAÇÃO - Para se tornarem oficiais do Corpo de Bombeiros, os interessados passam por um processo rigoroso de seleção e de formação. O Curso de Formação de Oficiais tem 3.645 horas-aula que combinam teoria e prática. A formação inclui instruções operacionais em todas as áreas de atuação do Corpo de Bombeiros, além de disciplinas como Direito, Química, Psicologia e Comunicação Social.
Durante a capacitação, os cadetes ficam submetidos a uma rotina de internado, com estágios que preparam os bombeiros para assumir postos de liderança e enfrentar os desafios da carreira. Ao todo, são três anos de preparação.
Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp
FORMATURA – A solenidade contou com momentos tradicionais como a marcha coordenada com banda, canções entoadas pelos formandos, entrega do espadim Tiradentes, recebimento da espada de oficial e a troca de farda.
Durante o evento, os três alunos com melhor desempenho no curso foram premiados. O cadete Thomas Senhorinho Dias conquistou o primeiro lugar, seguido pela cadete Luana Pessanha, em segundo, e o cadete Caio Gimenes Baracho em terceiro lugar.