A produção industrial paranaense cresceu quase 13% entre março e abril deste ano, segundo o IBGE. O índice é o maior entre as unidades da federação e acima da média nacional, que teve recuo de 0,5%.
📰LEIA MAIS: Grupo Tribuna vence três categorias do Top de Marcas
A segunda colocação no ranking ficou com Pernambuco (12,2%) e a terceira, com Mato Grosso (4,4%). Pará (-11,2%), Bahia (5,4%), Goiás (-0,9%), Minas Gerais (-0,5%) e a Região Nordeste (-0,1%) foram as únicas regiões que tiveram recuos.
No acumulado dos últimos 12 meses, em relação ao período anterior, o Paraná registrou crescimento de 3%, ocupando a 8ª posição no ranking nacional e o primeiro lugar entre os estados do Sul. Santa Catarina acumula alta de 2,4% e Rio Grande do Sul registrou -0,7% no mesmo recorte.
Segundo o analista da pesquisa do IBGE, Bernardo Almeida, a alta da indústria paranaense foi puxada principalmente pelo setor de derivados do petróleo, com alta de 17% nos últimos 12 meses, em comparação com o mesmo período anterior. É mais que o dobro da média nacional, que foi de quase 7% no período.
A indústria nacional teve recuo de 0,5% em abril, na comparação com março deste ano. No acumulado de janeiro a abril de 2024 com o mesmo recorte de 2023, a média nacional foi de 3,5%, enquanto que nos últimos 12 meses, na comparação com os 12 meses anteriores, foi registrado alta 1,5%.
📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém para fazer parte dos nossos grupos
Abril de 2024 também teve avanço significativo em relação ao mesmo mês de 2023 na média nacional, com alta de 8,4%.
Com informações: Band News