Estado conclui reformas e modernização do Museu Paranaense

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 06/09/2024
O museu preserva um acervo de cerca de 500 mil itens

O Museu Paranaense (MUPA), mais antiga instituição museal do Estado e terceira mais antiga do País, iniciou em 2022 um processo intenso de restauro e reforma – o primeiro desde que o Museu foi instalado no histórico Palácio São Francisco, há 20 anos. Agora, toda a reforma foi concluída e a comunidade já pode usufruir com mais segurança desse patrimônio material e cultural da cidade, que preserva um acervo de cerca de 500 mil itens.

- LEIA MAIS: Brasil tem 160 mil vivendo em asilos e 14 mil em orfanatos

A obra aconteceu sem que o Museu fechasse por completo seus espaços ou cessasse sua programação cultural. Desta forma, o público pôde acompanhar de perto todas as etapas e usufruir do museu durante o período. As ações previstas no projeto visaram garantir a integridade e preservação do patrimônio histórico tombado, tornando o espaço mais adequado para a realização de ações museológicas e de atividades educativas e culturais.

Dentre as implementações, o projeto executou o restauro das fachadas de todo o edifício, que incluem o complexo histórico e dois prédios anexos; o restauro das cercas e do muro perimetral; a reforma estrutural da passarela que liga os anexos ao complexo histórico; reforma do telhado, dos gradis, venezianas e portas externas em madeira do edifício histórico, além de pinturas internas e correção de rachaduras em seu ático; e impermeabilização total da laje de cobertura dos edifícios anexos.

Além disso, foi executada a readequação geral do sistema elétrico (QD-quadros de distribuição) e fiações, e sistema de segurança; a instalação de circuito de iluminação externa; e a implantação do Plano de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP).

Todas as ações foram mapeadas pela gestão para garantir a valorização do patrimônio histórico material, tanto pela importância histórica do Palácio São Francisco, como do Museu Paranaense como instituição pública gratuita.

“As ações tiveram como foco a preservação e segurança do bem público, implementadas por meio de um estudo detalhado para corrigir uma série de problemas estruturais, que ao mesmo tempo garantisse que o museu, hoje com mais de 140 mil visitantes anuais, não fechasse ao público em nenhum momento”, explica a arquiteta Gabriela Bettega, diretora do MUPA. A implantação do projeto de reforma e restauro foi realizada mediante incentivos fiscais concedidos pelo Estado do Paraná no âmbito do Programa Paraná Competitivo.

A secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, destacou a relevância dessa entrega para o patrimônio cultural do Paraná. "A conclusão dessa reforma do Museu Paranaense é um marco não apenas pela preservação de um dos espaços mais significativos da nossa história, mas também pelo fortalecimento do acesso à cultura e à memória do nosso povo. O MUPA reflete a riqueza cultural do Paraná, e garantir sua preservação e modernização é investir no futuro e na continuidade do nosso patrimônio", afirma.

SOBRE O MUPA – Fundado em 1876, o Museu Paranaense comemora neste mês 148 anos. É considerado a primeira instituição científica e cultural do Paraná e guarda um acervo com cerca de 500 mil peças, um dos mais importantes da América Latina. Entre suas coleções estão conjuntos etnográficos, arqueológicos, históricos e artísticos tombadas em 1941 pelo Instituto do Patrimônio Histórico. Além dos eixos temáticos História, Arqueologia e Antropologia, o MUPA abre espaço para outras narrativas, criando conexão entre as pesquisas científicas e práticas contemporâneas de forma interdisciplinar.

PALÁCIO SÃO FRANCISCO – Prédio construído no Alto São Francisco, em Curitiba, por Júlio Garmatter, para ser residência de sua família. É uma construção eclética, executada entre 1928 e 1929, pelo engenheiro Eduardo Fernando Chaves.

Em 1938, o então interventor do Paraná Manoel Ribas adquiriu a propriedade para instalar a sede do governo estadual. O casarão passou, então, a ser conhecido como Palácio São Francisco. O governo permaneceu no prédio até 1953, quando o executivo ganhou sede no Centro Cívico, hoje Palácio Iguaçu. Em 1961, a edificação serviu ao Tribunal Regional Eleitoral. Em fins de 1986 foi parcialmente restaurado. No ano de 1987, a construção original foi tombada e, em meados de 2002, iniciou-se a restauração do prédio, a reforma do Anexo 1 e a construção do Anexo 2 com o objetivo de abrigar o Museu Paranaense. A inauguração ocorreu em 19 de dezembro de 2002.

O Museu Paranaense está na Rua Kellers, 289, no bairra São Francisco, em Curitiba, e fica aberto de terça a domingo, das 10h às 17h30.