O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) completou 112 anos nesta terça-feira (8) com solenidade militar no Quartel do Comando-Geral (QCG), em Curitiba. O evento também foi marcado pela entrega de 12 novos veículos à Corporação e pela homenagem do CBMPR a 25 personalidades civis e militares. Participaram representantes das forças de segurança do Paraná, do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa e do Poder Judiciário.
📰 LEIA MAIS: Vereador mais votado em Apucarana não é eleito; entenda
“É um orgulho estar à frente de uma Corporação que tem muita credibilidade junto à população. O Corpo de Bombeiros se mantém atuante e tendo como objetivo aquilo que a gente tem de maior valor, que é a vida”, destacou o coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, comandante-geral do CBMPR.
Em seu discurso, ele exaltou a história da corporação e valorizou as pessoas que fizeram e fazem parte de cada momento da instituição. “Nossos Bombeiros são mais do que servidores, eles são a representação do compromisso, da coragem e do amor à vida”, ressaltou.
O comandante-geral destacou também o apoio do governador Carlos Massa Ratinho Junior e do secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira. “Hoje, ao celebrarmos 112 anos de história, reafirmamos nosso compromisso com a sociedade paranaense: continuaremos a evoluir, a nos modernizar e a buscar excelência em cada ação, porque o povo do Paraná merece o nosso melhor”, ressaltou.
O secretário da Segurança Pública enfatizou o respeito que o cidadão paranaense tem pelo Corpo de Bombeiros. “Nos traz muito orgulho. E é uma Instituição que nunca foi tão demandada como agora. Em contrapartida, o governo de Ratinho Junior tem investido muito”, comentou Hudson.
“A prova é a entrega desse material, esses caminhões, e a contratação de mais 600 bombeiros militares para o próximo ano. Além da emancipação, que foi um gesto de respeito do Governo do Estado para com o Corpo de Bombeiros”, complementou, citando a independência administrativa do CBMPR em relação à Polícia Militar, ocorrida em dezembro de 2022.
NOVOS VEÍCULOS – O secretário Hudson ressaltou que os novos veículos não são um presente para a Corporação. Pelo contrário. “Na verdade, presente é o que o Corpo de Bombeiros dá pra toda a sociedade. Então, temos que agradecer a todo efetivo. E o governador retribui equipando o bombeiros militares, dando condições, viaturas, uniforme adequado, para que eles continuem fazendo aquilo que já fazem com excelência: salvar vidas”, finalizou.