Candidato a vereador em Apucarana (PR), Dr. Odarlone (PT) foi o mais votado neste domingo (6) na disputa por uma das vagas na Câmara Municipal. Contudo, os 2.407 votos recebidos por ele não foram o suficiente para elegê-lo.
Além dele, Lucas Leugi (PSD) também foi um dos destaques na disputa por uma vaga no legislativo, obtendo 2.148 votos, e acabou derrotado nas urnas. O resultado final foi divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
-LEIA MAIS: Câmara de Apucarana terá renovação; veja os 11 eleitos
Mas por que isso ocorre?
A briga por uma vaga na Câmara de Vereadores é diferente das eleições para prefeituras, onde se aplica o sistema majoritário - em que o candidato mais votado é eleito. A distribuição de cadeiras considera o total de votos recebidos pelo partido ou coligação, e não apenas os votos individuais de cada candidato.
Portanto, o número de cadeiras que um partido conquista depende da quantidade de votos que o partido como um todo obtém. Assim, ao votar em um candidato, você está, na verdade, contribuindo para que o partido ou coligação dele conquiste mais cadeiras, não apenas para a eleição do candidato específico em que votou.
Deixe seu comentário sobre: "Vereador mais votado em Apucarana não é eleito; entenda"