Confira dicas para uma cozinha linda, prática e organizada

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 11/05/2020

O sofá e o home office não são as únicas estrelas da casa em tempos de quarentena. Muitas famílias, que antes comiam na rua, passaram a fazer todas as refeições em casa, o que fez com prestassem mais atenção também à cozinha. Por Haus.

Cozinhar, lavar a louça, limpar. Tarefas que parecem não ter fim podem ser mais facilmente realizadas se se parar um tempinho para pensar, planejar e organizar o espaço, como lembra o designer de interiores Henrique Freneda, para o site Haus, da Gazeta do Povo. A organização pode funcionar, ainda, como uma terapia, já que para alguns o trabalho manual, quase mecânico, é uma forma de esvaziar e pôr a mente em ordem.

Com o auxílio de Freneda, o site Haus listou cinco dicas para tornar sua cozinha linda, prática e organizada. Confira!

Circulação

A cozinha é um ambiente de trabalho, logo é necessário que seu espaço seja pensado de forma a facilitar a circulação e a realização das tarefas. A dica do designer de interiores é criar um triângulo imaginário entre o fogão, a pia e a geladeira, posicionando-os um que cada ponta. “O objetivo é facilitar a mobilidade na cozinha", destaca.

Tenha o necessário

A máxima do menos é mais é válida, também, para a cozinha. Dedique um tempo para separar itens que estejam sem uso no ambiente. Isso vale para louças, talheres, eletros, panelas, potes sem tampa e até para itens de mesa.

(Foto: GN Produtora)

Faça o mesmo com a despensa, verificando o que está dentro da validade e o que precisa ser descartado por estar estragado ou vencido.

Organize

Depois de separar o que vai para doação, o que precisa de reparo e o que está no lugar errado, organize as gavetas e armários para acomodar os itens restantes.

"Para fazer isso de maneira mais eficiente, pense na sua rotina de uso da cozinha. Deixe mais à mão utensílios que são utilizados com frequência, como louças do dia a dia, que devem estar à frente nas prateleiras. Itens para dias festivos ou peças usadas com menor frequência podem ir para o fundo dos armários. Vasilhas e potes devem ficar próximos à pia, o que facilita o armazenamento dos alimentos prontos, assim como as panelas não devem ser guardadas distantes do fogão.

E lembre-se: depois de organizar, crie o hábito de voltar ao lugar tudo o que foi utilizado. Isso ajuda, e muito, a diminuir a bagunça e a localizar um utensílio na hora do uso.

(Foto: Priscilla Paggiaro)

Despensa

Setorizar a despensa é a dica de Freneda para manter o espaço ou o armário organizado. E a categorização pode ser feita por refeição, ou seja, armazenando próximos alimentos destinados ao café da manhã, ao lanche e ao almoço e jantar. Além de otimizar os preparos, isto faz com que não seja necessário perder tempo procurando alimentos pelas prateleiras.

Na geladeira

A geladeira deve ser mantida limpa e, nela, os cuidados em relação ao descarte de alimentos vencidos ou estregados devem ser redobrados. No que se refere à organização, opte por guardar nas prateleiras superiores aqueles que estragam com mais facilidade, como derivados de leite.

As prateleiras do meio, por sua vez, são destinadas aos alimentos prontos. Frutas, verduras e legumes devem ser guardados na gaveta de vegetais devidamente higienizados. Já a porta é lugar de bebidas e temperos.

Com informações, Haus.