Cores neutras, minimalismo, formas simples e ambientes claros: o estilo escandinavo agrega funcionalidade, simplicidade, design e conforto. Seguindo a proposta de viver mais com menos, as arquitetas Maira Rossi e Karen Félix, da Archi [lab], de Londrina, explicam que o estilo nórdico já vem sendo uma forte tendência na decoração de residências em todo o mundo. Porém, agora invade também os ambientes infantis.
Ambientes infantis
“Deixamos mais espaço no ambiente para atender as necessidades das crianças. Principalmente na primeira infância, os ambientes infantis devem proporcionar segurança, bem-estar, autonomia, diversão e estímulo na medida certa”, explica Karen.
Design minimalista
Na cultura escandinava, de acordo com Maira, tudo que faz parte do cotidiano deve ser, ao mesmo tempo, simples, bonito e funcional. “Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia se destacam como referências mundiais quando o assunto é design. Além disso, o estilo inspira leveza, praticidade e conforto. Elimine os excessos e viva com o essencial”, ressalta.
Base neutra com um toque de cor
Para Maira, o mais interessante na decoração de ambientes infantis é poder brincar de forma livre com cores, formas e texturas. “Ao criar em uma base neutra, típica do estilo escandinavo, podemos brincar ainda mais com as formas e texturas, chegando a resultado incrível e nada óbvio”, reforça.