Fondue e vinho: combinação perfeita!

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 30/10/2017
Fondue e vinho: combinação perfeita!

O fondue é um prato que combina muito com esse clima chuvoso de temperaturas mais baixas. O prato é perfeito para ser apreciado com pão, torradas ou mini-batatinhas cozidas com a casca e um bom vinho. 

FONDUE DE QUEIJO
Ingredientes

1 dente de alho
1/2 xícara de vinho branco seco
1 colher (chá) de limão (só a casca) ralada
3 xícaras de queijo gruyère
2 xícaras de queijo emmental (ou suíço) ralado
1 1/2 colher (sopa) de amido de milho
1 1/2 colher (sopa) de kirsch (ou quirche) (destilado de cereja)
2 baguete cortadas em cubos de 2 cm

Modo de preparo
Esfregue o alho no fundo e nos lados da panela para fondue e descarte-o. Coloque o vinho, a casca de limão e os queijos na panela e cozinhe em fogo alto, mexendo sempre, até os queijos começarem a se derreter. Reduza o fogo para baixo e cozinhe, mexendo, por 15 minutos ou até os queijos se derreterem completamente. Acrescente a maisena e o kirsch e cozinhe, sem parar de mexer, até obter uma mistura homogênea e levemente espessa (aproximadamente 7 minutos). Acenda o réchaud e coloque a panela para fondue sobre ele. Parar servir, espete um cubo de pão no com o garfo próprio e mergulhe-o na mistura de queijo, envolvendo-o bem.

Vinhos
Os vinhos brancos são os que mais combinam com o fondue de queijo. Principalmente aqueles elaborados com a uva Chardonnay. Originária da região francesa da Borgonha, é considerada a rainha das brancas. Uma boa pedida são os chilenos, sobretudo os de Apalta. Porém, se você é fã de tintos, escolha exemplares mais leves, de corpo médio, como Merlot, Malbec e Camernére. Espumante também casa bem, afinal, ele é bastante versátil. Evite brancos aromáticos, como Salvignon Blanc e Gerwuzstraminer.