Você sabe qual é o tipo de massa preferida no Sul do país?

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 25/10/2017
25 de outubro é o Dia Mundial do Macarrão (divulgação)

Para comemorar o Dia Mundial do Macarrão, celebrado em 25 de outubro, a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI) divulga um estudo realizado pela Kantar WorldPanel a respeito dos hábitos de consumo de macarrão no país. De acordo com a pesquisa, a região Sul do país é responsável por 15,2% do volume total (1,24 milhão de toneladas) consumido em 2016, o que corresponde a 188,4 mil toneladas.


O estudo analisou durante o último ano uma mostra de 11.300 lares que retratam um universo de 53 milhões de famílias espalhadas por sete macrorregiões. No ranking nacional de consumo aparecem em primeiro lugar o Norte e Nordeste (37%), seguidos do Sul, Leste e interior do Rio de Janeiro (13%), grande São Paulo (10,5%), Interior de São Paulo (10%), grande Rio de Janeiro (8,2%) e, por fim, Centro-Oeste (6,2%).

Ainda segundo a análise, nos estados que compõem a região Sul a preferência pelo espaguete é a maior (48%); o fusilli ocupa o segundo lugar (22%), seguido do penne (5%).

Sobre o Dia Mundial do Macarrão

O Dia Mundial do Macarrão foi instituído em 25 de outubro de 1995 em Roma, durante o I World Pasta Congress (Congresso Mundial de Macarrão), que reuniu os principais fabricantes em todo o mundo. O Brasil é o 3º maior produtor e consumidor mundial. Em 2016, o mercado brasileiro de massas alimentícias faturou mais de R$ 8,7 bilhões e foram consumidos quase 1,2 milhão de tonelada. Nosso consumo per capita é de 6,02 kg por ano.

Foto por Reprodução

Aprenda a fazer um macarrão à bolonhesa clássico 

Ingredientes:

2 colheres de chá de azeite de oliva
1 cebola grande picada
1 cenoura média picada
3 dentes de alho picados
450g de carne moída magra
2 latas de tomate-pelado, com suco, levemente amassados
¼ colher de chá de sal
¼ colher de chá de pimenta-calabresa em flocos
¼ colher de chá de manjericão fresco picado
3 xícara de espaguete tradicional ou integral cozido

Modo de preparo

Aqueça o azeite em uma frigideira antiaderente em fogo médio. Acrescente a cebola, a cenoura e o alho. Refogue, mexendo constantemente, por aproximadamente 6 minutos, até a cebola ficar transparente.
Adicione a carne à frigideira. Mexa, quebrando todos os grumos, e deixe cozinhar por aproximadamente 4 minutos, até ficar dourada.
Acrescente os tomates amassados com o suco, o sal, a pimenta e o manjericão. Reduza o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos, até o molho engrossar um pouco.
Espalhe o molho sobre o espaguete cozido e sirva. Cada porção equivale a ½ xícara de espaguete e 2/3 de xícara de molho bolonhesa.


DICA: Você pode manter o molho que sobrar refrigerado por até 3 dias ou congelado por até 2 meses.

Fonte: https://revistadonna.clicrbs.com.br/saude/dia-do-macarrao-confira-dicas-e-receitas-para-comer-sem-culpa/