Uma cobra foi encontrada no interior de uma latinha por um catador de sucatas na última segunda-feira (19), em Jaraguá do Sul, no norte de Santa Catarina. A serpente estava presa dentro do objeto, então, o homem chamou a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) para resgata-la.
O biólogo responsável por tirar a cobra da espécie dormideira de dentro da latinha afirmou que o réptil não é venenoso.
"A gente foi acionado no final da manhã para resgatar uma cobrinha que estava dentro de uma latinha. O senhor pega a latinha pela cidade, armazena-as e, depois de um tempo, acaba amassando para estar encaminhando para reciclagem. Quando ele foi amassar a latinha, ele viu que tinha uma cobrinha dentro e aí ligou para a Fujama", disse o biólogo da Fujama Christian Raboch.
O profissional teve que cortar a lata para que a cobra pudesse sair. "Eu a coloquei para baixo da latinha e acabei abrindo a latinha com uma faca. Tomei cuidado para não machucar o animal", disse o biólogo.
Veja:
Espécie
A espécie tem nome científico Dipsas neuwiedi.
"Ela é muito, muito comum em área urbana porque ela se alimenta de lesma e caracol. As casas têm costume de ter horta. A horta é um lugar úmido onde tem bastante lesma e caracol e elas [dormideiras] acabam aparecendo", explicou Raboch.
"Essa espécie é a que a gente mais resgata em área urbana em Jaraguá do Sul", continuou o biólogo.
Segundo ele, as dormideiras podem chegar a 60 centímetros de comprimento. O indivíduo resgatado dentro da latinha tinha cerca de 50 centímetros.
Com informações do g1.