Dois idosos com deficiência intelectual foram resgatados em situação de maus-tratos, em uma casa localizada na zona rural de Pontalina, região sul de Goiás. De acordo com reportagem publicada pelo G1, a Polícia Civil informou que os familiares deixavam eles reclusos e sem acesso a medicação necessária.
- LEIA MAIS: Pai é preso após esfaquear filha de 9 meses durante briga de casal
A equipe responsável pelo resgate registrou o momento da operação. Na filmagem, é possível ver o local sujo, com móveis quebrados, fezes no banheiro, comidas estragadas e sem água potável.
A ocorrência aconteceu na quarta-feira (4), após a apuração de uma denúncia anônima. Com apoio do Centro de Referência de Assistência Social (Creas), da Polícia Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), os idosos foram encaminhados para atendimento médico no hospital da cidade. Na unidade, eles receberam a medicação prevista e apoio da assistência social.
Os três familiares responsáveis foram conduzidos até a delegacia de Pontalina, onde assinaram o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) em relação ao crime de exposição a perigo de vida ou saúde. As investigações continuam e eles devem responder por apropriação de valores de pessoas com deficiência e abandono.
Em entrevista à TV Anhanguera, a Polícia Civil de Pontalina informou que o caso de maus-tratos é recorrente. As vítimas já haviam sido atendidas pela assistência social anteriormente e voltaram a morar na casa com os mesmos cuidadores.
Segundo informações da polícia, o Ministério Público requisitou uma vaga para os idosos no abrigo da cidade.