Diante da situação de calamidade pública enfrentada no Estado, o governo gaúcho ativou um canal de doações para a conta SOS Rio Grande do Sul. Foi restabelecida a chave Pix (CNPJ: 92.958.800/0001-38), a mesma utilizada no ano passado, vinculada à conta bancária aberta pelo Banrisul. As contribuições em dinheiro podem ser feitas por pessoas físicas e jurídicas que tenham condições de ajudar as vítimas das enchentes.
-LEIA MAIS: Moradores de Apucarana vão para o RS ajudar nos resgates
A gestão e fiscalização dos recursos ficarão a cargo de um Comitê Gestor, presidido pela Secretaria da Casa Civil e composto por representantes de órgãos do governo e entidades sociais. Os recursos serão integralmente revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades. O dinheiro não cairá no caixa geral do governo gaúcho.
Com o canal oficial de doações, o governo centraliza a ajuda financeira, fornece segurança aos doadores e amplia a transparência da alocação do dinheiro, uma vez que a movimentação dos recursos passará por auditoria e fiscalização do poder público.
A Prefeitura de Porto Alegre publicou decreto na noite de sexta-feira, 3, instituindo a chave Pix 92963560000160 para viabilizar doações exclusivamente a vítimas da enchente histórica que assola a cidade nos últimos dias. O decreto foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa).
O objetivo é arrecadar fundos para amenizar os danos e o sofrimento dos moradores da Capital do RS relacionados ao estado de calamidade pública, decretado pelo Executivo na quinta-feira, 2.
Para contribuir, basta colar o número de CNPJ 92963560000160, da própria Prefeitura de Porto Alegre, e escolher um valor a ser doado. Qualquer quantia é aceita, independentemente do valor. A chave já está em operação.