Prazo para justificar ausência no 1º turno termina nesta quinta-feira

Autor: Da Redação,
terça-feira, 03/12/2024
Voto é obrigatório para pessoas entre 18 e 69 anos

Os eleitores que não compareceram às urnas no primeiro turno das eleições municipais de 2024 têm até esta quinta-feira (5) para justificar a ausência. Para as pessoas entre 18 e 69 anos, o voto é obrigatório, portanto o não comparecimento à votação, caso não haja justificativa, acarreta multa.

-LEIA MAIS: Após quase 30% de abstenção, TSE vai estudar razões e formas de combater ausência nas urnas

No dia 6 de outubro, cerca de 1,1 milhão de eleitoras e eleitores cujo voto é obrigatório deixaram de comparecer às urnas no Paraná. Desses, pouco mais de 1,3 mil realizaram a justificativa até o momento.

Como justificar?

É possível justificar o voto de forma on-line pelo aplicativo e-Título ou pelo sistema Justifica. No app, a eleitora ou o eleitor deve fazer o login, clicar em “Mais Opções” e selecionar “Justificativa de Ausência”. Após o carregamento da página, deve-se preencher o turno da eleição cuja ausência se deseja justificar, a justificativa e o e-mail e anexar um documento comprobatório. Pelo sistema Justifica, a usuária ou o usuário deve preencher os dados solicitados e enviar um documento comprobatório.

Presencialmente, a justificativa é feita pelo preenchimento do Formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral pela eleitora ou pelo eleitor e posterior entrega a um Cartório Eleitoral. Quem optar poressa forma de justificativa deve apresentar um documento oficial com foto para validação. 

Justificativa do segundo turno

O prazo para justificar a ausência no segundo turno encerra-se em 7 de janeiro de 2025. Como é necessário apresentar uma justificativa para cada turno, a eleitora ou o eleitor deve justificar a ausência em cada um dos turnos, anexando a documentação comprobatória correspondente a cada um deles.

No dia 27 de outubro, cerca de 397 mil eleitoras e eleitores dos municípios de Curitiba, Londrina e Ponta Grossa cujo voto é obrigatório deixaram de comparecer às urnas no segundo turno. Desses, cerca de 400 realizaram a justificativa até o momento.