Diabetes: sintomas invisíveis aos quais você deve prestar atenção

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 02/01/2025
Sintomas são causados por níveis de glicose

Há sinais que podem indicar que uma pessoa está com diabetes, que é uma das doenças mais diagnosticadas no mundo. No entanto, é necessário ficar em alerta, pois quanto mais cedo o diagnóstico, melhor para a saúde

Segundo especialistas, os sintomas são causados por níveis de glicose (um tipo de açúcar) mais altos do que o normal no sangue. Confira abaixo quais são os sinais que a doença apresenta antes de começar a se manifestar. 

Formigamento e dormência nos dedos - O açúcar no sangue elevado pode causar danos nos nervos, o que muitas vezes é sinalizado por uma sensação de dormência ou pontadas nas mãos. Se não for tratada, a diabetes pode levar à morte do tecido e a amputações.

Coceira na pele - Coceira na pele é frequentemente causada por diabetes e, às vezes, é um dos primeiros sintomas. Pode ser causada por leveduras ou infecção fúngica, pele seca ou má circulação.

Fadiga - Fadiga extrema é um dos sintomas marcantes da diabetes. Esse cansaço é causado por níveis flutuantes de glicose no sangue que não fornecem glicose suficiente para o corpo usar como energia.

Náuseas e vômitos - Tanto o açúcar alto quanto o baixo podem fazer a pessoa se sentir mal do estômago e esse sentimento instável é frequentemente o primeiro sinal de diabetes a ser notado antes do diagnóstico.

Descoloração da pele - Outro sinal de alerta de diabetes é a acantose nigricans. Esta é uma condição que causa descoloração na parte de trás do pescoço. As mudanças aveludadas e escuras da pele também podem ocorrer nas axilas e virilha.

Visão turva - Níveis elevados de açúcar no sangue podem danificar a retina e fazer com que os níveis de fluidos em torno dos globos oculares flutuem. Isso pode deixar a pessoa com visão borrada ou prejudicada.

Perda de audição - O açúcar alto no sangue pode afetar as células nervosas do ouvido e causar deficiência auditiva. Então, certifique-se de verificar isso durante o exame físico

Aumento da fome - A fome intensa, ou polifagia, também é um sinal de alerta para diabetes. Nosso corpo usa a glicose no sangue para alimentar as células. Quando este sistema é quebrado, as células não conseguem absorver a glicose. Isso faz com que o corpo procure combustível constantemente, causando fome persistente.

Irritabilidade - Quedas de açúcar no sangue, náusea, fadiga e má circulação podem deixar qualquer pessoa se sentindo menos do que feliz, muitas vezes deixando quem tem diabetes não tratada ainda mais irritado.

Cochilos longos - Estudos descobriram que pessoas que tiravam cochilos diurnos por mais de uma hora tinham 45% mais chances de ter diabetes tipo 2 em comparação com aquelas que cochilavam menos. Isso ocorre porque a privação do sono, a depressão ou a apneia do sono estão associadas a um risco aumentado de diabetes.

Erupções cutâneas - Muitos diabéticos notarão pequenas lesões redondas ou ovais na parte debaixo das pernas. Acredita-se que essas manchas, conhecidas como dermopatia diabética, ocorram em até 55% das pessoas com diabetes.

Sensações estranhas no pé - Cerca de 10% a 20% das pessoas diagnosticadas com diabetes já desenvolveu algum dano nervoso relacionado à doença. Pode-se sentir um estranho formigamento elétrico nos pés, ou ter diminuição da sensação ou do equilíbrio.

- LEIA MAIS: Veja quais são os sintomas da nova cepa da covid que chegou ao Brasil

Hálito doce - Diabéticos geralmente notam que desenvolveram hálito doce ou parecido com o cheiro de esmalte antes de serem diagnosticados. Hálito doce é frequentemente um sinal de cetoacidose diabética, uma condição na qual o corpo não consegue efetivamente converter glicose em energia, mantendo o açúcar no sangue em níveis perigosos se não tratado.

Gengivas inflamadas ou infectadas - Periodontite, também conhecida como gengivite, pode ser um dos primeiros sinais de diabetes tipo 2. Estudos descobriram que pessoas com gengivite, especialmente os casos mais graves, tinham maiores taxas de diabetes e pré-diabetes do que aqueles que não tinham gengivite.

Infecções frequentes - Qualquer um pode ter uma infecção bacteriana, fúngica ou por levedura, mas pessoas com diabetes tipo 2 tendem a obtê-las com mais frequência. O alto açúcar no sangue associado a diabetes pode enfraquecer o sistema imunológico de uma pessoa, tornando-a mais suscetível à infecção.

Machucados que demoram a cicatrizar - Com o tempo, altos níveis de açúcar no sangue estreitam os vasos sanguíneos. Isso retarda a circulação sanguínea e restringe o desenvolvimento de nutrientes e oxigênio, o que dificulta a cura de feridas pelo corpo.

Boca seca - Como o corpo está usando fluidos para fazer xixi, há menos umidade para o resto do corpo. A pessoa pode facilmente ficar desidratada, deixando a boca seca.

Sintomas de diabetes tipo 2 - Os dois tipos de diabetes têm em comum alguns desses mesmos sinais de alerta. Mas alguns são mais característicos da diabetes tipo 2. Esses sintomas tendem a aparecer depois que a glicose está alta há muito tempo.

Síndrome do ovário policístico - Para muitas mulheres, um diagnóstico de síndrome do ovário policístico (SOP) pode significar que o diagnóstico de diabetes está a caminho. SOP e diabetes estão associadas à resistência à insulina, o que significa que há problemas hormonais semelhantes em ambas as doenças.

Ganho de peso - Apesar de alguns diabéticos tenderem a perder peso, ganhar peso também é comum. Diabetes e desordens na tireoide normalmente andam de mãos dadas, fazendo os diabéticos serem mais suscetíveis ao ganho de peso.

Perda de peso não planejada - Se seu corpo não conseguir energia da comida, ele começará a queimar músculos e gorduras para ter essa energia. Isso fará com que você perca peso, mesmo que não tenha mudado a forma como come.

Sede constante - Como a pessoa precisa fazer muito xixi, pode ficar com muita sede. A combinação dos rins trabalhando excessivamente e da sede excessiva faz as pessoas com diabetes não gerenciada viverem no banheiro.

Infecções por leveduras - Homens e mulheres com diabetes podem ter infecções por levedura. A levedura se alimenta de glicose, então ter altos níveis de açúcar faz com que infecções deste tipo prosperem.

Fazer mais xixi - Quando os rins têm que compensar o excesso de açúcar no sangue, significa, muitas vezes, que a pessoa frequentemente se encontra correndo para o banheiro.

Depressão - As rápidas variações do açúcar no sangue, que fazem parte da diabetes não tratada, podem causar mudanças profundas no humor, inclusive depressão.

Disfunção erétil - Para os homens, um declínio notável em sua capacidade de obter ereções pode ser um sinal de diabetes. Na verdade, até 71% dos homens com diabetes sofrem de disfunção erétil.

Diminuição da libido - Se sua vontade de ter relações íntimas é inexistente, diabetes pode ser a culpada. A má circulação e a depressão que muitas vezes acompanham a doença podem dificultar a excitação.

Sintomas de diabetes gestacional - Mulheres grávidas podem correr o risco de ter diabetes gestacional. O açúcar alto no sangue durante a gravidez geralmente não tem sintomas, e é por isso que testes frequentes são necessários.

Quando ir ao médico - Se você acha que pode estar experimentando algum dos primeiros sinais de diabetes, é importante fazer o teste. Quando a condição é descoberta cedo, danos nos nervos, problemas cardíacos e outras complicações podem ser evitados.

Fontes: (Health.com) (Healthline) (Eat This, Not That!) (Stars Insider)