Com 116 anos, brasileira é considerada pessoa mais velha do mundo

Autor: Da Redação,
sábado, 04/01/2025
A detentora do título de pessoa mais velha do mundo iniciou a vida religiosa aos 16 anos

O instituto Longeviquest concedeu o título de pessoa mais velha do mundo a uma freira brasileira que tem 116 anos. Nascida em São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, Inah Canabarro Lucas recebeu o "título" neste sábado (4) após a morte da japonesa Tomiko Itooka - que era apenas um mês mais velha que a religiosa. 

Inah vive na congregação das Irmãs Teresinas Brasil na capital gaúcha, Porto Alegre. A detentora do título de pessoa mais velha do mundo iniciou a vida religiosa aos 16 anos, quando começou a estudar no internado de Santa Teresa de Jesus, em Santana do Livramento. 

- LEIA MAIS: Por que a maioria das crianças de hoje não viverá até os 100 anos?

A centenária já vivenciou diversas experiências, até mesmo morar no exterior. Ela chegou a morar em Montevidéu, no Uruguai. Também viveu no Rio de Janeiro, antes de voltar ao Rio Grande do Sul. 

A freira foi reconhecida como a pessoa mais velha do Brasil em janeiro de 2022. O reconhecimento foi recebido após a morte de Antônia de Santa Cruz. Em julho daquele mesmo ano, ela recebeu a validação do Longeviquest de pessoa mais velha da América Latina, quando a colombiana Sofia Rojas morreu.

Livro dos recordes, no entanto, ainda não formalizou o título. O Guinness World Records, que validou a japonesa Tomiko como a pessoa mais velha do mundo, ainda não anunciou quem vai entrar no livro dos recordes como a pessoa mais velha.

Contudo, o instituto Longeviquest a considerou a pessoa mais velha do mundo devido a um banco de dados que possui, que contém informações sobre longevidade pelo mundo.