Após prisão de bispo, Papa Francisco nomeia interventor para diocese de Formosa

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 21/03/2018
O Papa Francisco nomeou o arcebispo de Uberaba (MG), dom Paulo Mendes Peixoto, como novo administrador apostólico da diocese da cidade de Formosa (GO) - Foto: Reprodução/CNBB

O Papa Francisco nomeou, na manhã desta quarta-feira (21/3), o arcebispo de Uberaba (MG), dom Paulo Mendes Peixoto (foto de destaque), como novo administrador apostólico da diocese da cidade de Formosa, em Goiás, no entorno do Distrito Federal (DF), após o escândalo de desvio de dízimos e doações envolvendo a diocese

A designação aconteceu dois dias após o Ministério Público (MP) desarticular suposto esquema que envolveu o bispo de Formosa, dom José Ronaldo, além de um monsenhor, três padres e um juiz eclesiástico. Todos foram presos.

Os recursos que teriam sido desviados, mais de R$ 2 milhões, seriam provenientes de dízimos, doações, taxas oriundas de batismo e casamento, além de arrecadações vindas dos fiéis para a realização de festas religiosas. Ao todo, os policiais cumpriram nove mandados de prisão e 11 de busca e apreensão.

Durante a operação, também foram apreendidas caminhonetes da diocese de Formosa que estavam sob posse de terceiros, além de grande quantia de dinheiro em espécie, inclusive em moeda estrangeira, relógios, celulares e computadores. Até uma fazenda de gado e casas lotéricas teriam sido compradas pelos religiosos com o dinheiro desviado e colocadas em nome de 'laranjas.

As informações são do portal Metrópoles e da CNBB