A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um alerta nesta sexta-feira (26) referente ao risco de transmissão do vírus H5N1, conhecido como gripe aviária, mediante o consumo de leite fresco. O comunicado foi feito em meio ao surto da doença nos Estados Unidos.
A Food and Drug Administration (FDA), órgão americano de vigilância sanitária, disse ter encontrado fragmentos do vírus da gripe aviária em uma de cada cinco amostras de leite cru vendidas no país – um sinal de que o nível de contágio é mais alto do que o que se acreditava até então.
- LEIA MAIS: Apucarana registra caso de febre do oropouche; saiba o que é
Conforme a OMS, a possibilidade de contrair a gripe aviária por meio do consumo de leite é baixa. No entanto, a entidade pediu aos países que fiquem atentos para uma possível transmissão de animais para humanos.
Segundo a FDA e a OMS, testes adicionais confirmaram que o patógeno é destruído no processo de pasteurização, que é quando o leite é aquecido a altas temperaturas. Por isso, os dois órgãos indicam o consumo de leite pasteurizado como seguro.
“O vírus que foi detectado no leite, bem como seu potencial papel na transmissão, estão sendo investigados”, afirmou a OMS.
Com informações do Metrópoles.