Facebook Img Logo
Mais lidas
Cotidiano

Padres eram intimidados para abafar esquema de fraude que envolvia bispo

.

O bispo dom José Ronaldo​ foi um dos presos por desvio de dinheiro em diocese - Foto: Neivaldo Moraes/portal Metrópoles/Reprodução
O bispo dom José Ronaldo​ foi um dos presos por desvio de dinheiro em diocese - Foto: Neivaldo Moraes/portal Metrópoles/Reprodução

Religiosos ouvidos pelo Ministério Público de Goiás (MPGO) revelaram a situação de “terror e opressão” a que os integrantes do clero eram submetidos na Diocese de Formosa (GO). O bispo dom José Ronaldo, três padres, um monsenhor, um juiz eclesiástico e mais três pessoas foram presas na segunda-feira (19/3) por suspeita de participação em um esquema de desvio de dinheiro da igreja.

A 1ª Promotoria de Justiça de Formosa, responsável pela investigação,  relatou que as testemunhas recebiam ameaças de retaliação, transferências e até mesmo perda de cargo.

Em 21 de dezembro de 2017, o juiz eclesiástico Thiago Venceslau – que teria forjado uma auditoria fiscal – e o bispo promoveram uma reunião com os membros da Igreja Católica, que foram intimidados e constrangidos a declarar apoio ao líder religioso, conforme o MPGO.

Padres ouvidos pela Promotoria de Justiça detalharam que cada um deles era chamado nominalmente e conclamado a manifestar, perante todo o clero e expressamente, se ‘estava com o bispo ou não’."Trecho do documento da 1ª Promotoria de Justiça de Formosa.

O MPGO acrescenta que a atuação do grupo criminoso para esconder provas após descobrir a investigação. “Deu início a um processo de extravio de documentos, intimidações de testemunhas e fabricação de depoimentos falsos”, relata.

A Diocese de Formosa e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ainda não se manifestaram oficialmente sobre o caso.

As informações são do portal Metrópoles




O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Cotidiano

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber