MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Padres eram intimidados para abafar esquema de fraude que envolvia bispo

Religiosos ouvidos pelo Ministério Público de Goiás (MPGO) revelaram a situação de “terror e opressão” a que os integrantes do clero eram submetidos na Diocese de Formosa (GO). O bispo dom José Ronaldo, três padres, um monsenhor, um juiz eclesiástico e ma

Da Redação

·
O bispo dom José Ronaldo​ foi um dos presos por desvio de dinheiro em diocese - Foto: Neivaldo Moraes/portal Metrópoles/Reprodução
Icone Camera Foto por Reprodução
O bispo dom José Ronaldo​ foi um dos presos por desvio de dinheiro em diocese - Foto: Neivaldo Moraes/portal Metrópoles/Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.03.2018, 08:54:00 Editado em 20.03.2018, 09:15:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Religiosos ouvidos pelo Ministério Público de Goiás (MPGO) revelaram a situação de “terror e opressão” a que os integrantes do clero eram submetidos na Diocese de Formosa (GO). O bispo dom José Ronaldo, três padres, um monsenhor, um juiz eclesiástico e mais três pessoas foram presas na segunda-feira (19/3) por suspeita de participação em um esquema de desvio de dinheiro da igreja.

continua após publicidade

A 1ª Promotoria de Justiça de Formosa, responsável pela investigação,  relatou que as testemunhas recebiam ameaças de retaliação, transferências e até mesmo perda de cargo.

Em 21 de dezembro de 2017, o juiz eclesiástico Thiago Venceslau – que teria forjado uma auditoria fiscal – e o bispo promoveram uma reunião com os membros da Igreja Católica, que foram intimidados e constrangidos a declarar apoio ao líder religioso, conforme o MPGO.

continua após publicidade

Padres ouvidos pela Promotoria de Justiça detalharam que cada um deles era chamado nominalmente e conclamado a manifestar, perante todo o clero e expressamente, se ‘estava com o bispo ou não’."Trecho do documento da 1ª Promotoria de Justiça de Formosa.

O MPGO acrescenta que a atuação do grupo criminoso para esconder provas após descobrir a investigação. “Deu início a um processo de extravio de documentos, intimidações de testemunhas e fabricação de depoimentos falsos”, relata.

A Diocese de Formosa e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ainda não se manifestaram oficialmente sobre o caso.

As informações são do portal Metrópoles

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Padres eram intimidados para abafar esquema de fraude que envolvia bispo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!