Hackers pedem resgate em bitcoin pelo twitter após mega ciberataque 

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 12/05/2017
Foto - Leak/imagem ilustrativa

Um ataque de "ransomware" - uma espécie de vírus que bloqueia o computador da vítima e pede um resgate - afetou empresas e hospitais na Europa, principalmente nesta sexta-feira (12). A

repercussão do ciberataque foi mundial e os hackers pedem resgate pelo twitter, em bitcoin (moeda virtual) para liberar arquivos virtuais .

Vulnerabilidade da automação
"O ataque, ummalware do tipo ramsonware, utiliza as vulnerabilidades da automação dos computadores. Uma vez instalado no computador, bloqueia o acesso aos seus arquivos e pede um resgate. Não está comprometida a segurança dos dados e nem se trata de um vazamento de informações", afirmou em nota à imprensa o Ministério da Indústria da Espanha.

Grã-Bretanha
Hospitais da Grã-Bretanha foram atingidos.  O Serviço Nacional de Saúde da Grã-Bretanha também afirmou que trata-se de ransomware. Ainda conforme as autoridades britânicas, 16 unidades de saúde pública foram atingidas. Alguns pacientes em situação de emergência tiveram que ser transferidos e consultas foram canceladas.

Veja a seguir postagens no Twitter com pedidos de resgate dos hackers:

Here's what a London GP sees when trying to connect to the NHS network pic.twitter.com/lV8zXarAXS— Rory Cellan-Jones (@ruskin147) 12 de maio de 2017