Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Cotidiano

Polícia investiga ataque de hackers a várias empresas em Portugal e Espanha

.

Foto ilustrativa - e-global
Foto ilustrativa - e-global

A Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e Criminalidade Tecnológica da Polícia Judiciária de Portugal investiga o ataque de hackers a várias empresas  no país nesta sexta-feira (12). Os agentes de cibersegurança trabalham para identificar os autores desta modalidade de ataque conhecida por "ransomware", em que os computadores ficam bloqueados até que seja pago resgate em bitcoins aos hackers. Várias empresas espanholas também foram alvos dos hackers. Investigações preliminares indicam que o ciberataque partiu da China.

Diversas empresas portuguesas e espanholas foram atingidas pela pirataria cibernética, que afetou serviços a nível mundial. Vários serviços da PT, Santander e a consultora KPMG foram afetado se os trabalhadores destas empresas estão recebendo alertas para um software de pirataria que tenta "entrar" nos computadores para sequestrar dados, exigindo depois um "resgate" em bitcoin para libertar os documentos. Entre as empresas afetadas em Portugal estão também a NOS, EDP e Vodafone.

No caso da PT, por exemplo, centenas de funcionários que trabalham em vários setores da operadora estão sem sistema informático. O vírus afeta apenas os usuários que tenham sistema operativo da Microsoft. O ataque aproveita uma vulnerabilidade de um protocolo chamado SMB, estendendo-se depois a outras máquinas Windows na mesma rede.

Ransomware
Este tipo de ataque, conhecido por "ransomware" - porque "sequestra" os arquivos no disco do computador e pede resgate - também afetou muitas empresas em Espanha, sobretudo a Telefonica, mas também a Iberdrola ou o BBVA.

Com informações do portal português Diário de Notícias

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Cotidiano

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber