Livro de Hitler, 'Mein Kampf', volta à lista de material escolar didático no Japão

Autor: Da Redação,
domingo, 16/04/2017
Livro de Hitler, 'Mein Kampf', volta à lista de material escolar didático no Japão - Foto: dw.com

O governo do Japão confirmou que vai permitir a reinserção do polêmico livro de Adolf Hitler, Mein Kampf ("A Minha Luta"), na lista de materiais didáticos nas escolas de ensino básico no país, conforme matéria do The Japan Times. A obra autobiográfica do ditador alemão apontado como grande responsável pelo holocausto é proibida em vários países por ter um caráter extremista e antissemita.

A decisão foi aprovada na sexta-feira (14) durante uma reunião governamental. Respondendo às perguntas da oposição, os ministros afirmam que a utilização do livro do ditador alemão corresponde ao "espírito da lei do ensino básico". No entanto, se o livro for usado para promover a discriminação racial, haverá uma resposta rigorosa, garantiram representantes das autoridades japonesas.

Patriotismo
No início deste mês, o governo japonês decidiu permitir usar o "Tratado Imperial sobre a Educação", decreto sobre o patriotismo do século XIX que, conforme especialistas, desempenhou um papel fundamental na entrada do Japão na Segunda Guerra Mundial.

Banido das livrarias
Há mais de 73 anos  o manifesto do líder nazista Adolf Hitler Mein Kampf (Minha luta) foi oficialmente banido das livrarias. A obra literária é provavelmente o livro mais controverso da Alemanha. Na internet, no entanto, a história muda radicalmente.

Desde novembro de 2012 o livro pode ser adquirido, em formato digital e em inglês, na Amazon.com ou no iTunes por preço muito baixo e a demanda é surpreendentemente grande. A possibilidade de adquirir uma cópia de Mein Kampf em inglês, portanto, não é nenhuma novidade. 

Mas com a popularização das vendas online, a obra está agora também disponível no formato digital, podendo ser tranquilamente baixada e há até mesmo uma versão inglesa gratuita, que pelo menos 17 websites disponibilizam, em parte ou na íntegra.

Os dois volumes da obra foram lançados em 1925 e 1926, respectivamente. Neles, o futuro ditador expõe sua ideologia política e seus planos para o porvir da Alemanha, com a criação de uma “nova ordem”.

As informações são do The Japan Timesportal DW