O que aconteceria se a Terra parasse de girar?

Autor: Da Redação,
domingo, 12/03/2017
Pesquisas indicam que a vida poderia ter surgido e se extinguido diversas vezes no Planeta Azul - Ilustração: Pixabay

O que aconteceria com a Terra, nosso querido Planeta Azul, se parasse de girar repentinamente? Um internauta foi fundo no assunto e encaminhou questionamento nesse sentido ao pessoal do portal Ask a Mathematician/Ask a Physicist, que logo tratou de pensar em algumas possibilidades e postou uma resposta interessante.

Se a Terra parasse abruptamente de girar , a humanidade ficaria em dificuldade. Fundamentalmente, conforme a postagem do Ask a Mathematician, nos polos não ocorreriam eventos tão significativos, mas quanto mais próximo da Linha do Equador, maior seria a mudança de velocidade. Nessa região do planeta, tudo e todo mundo começaria a se mover para o leste a mais de 1.600 km/h .

Além dessa consequência, todas as massas de terra próximas à Linha do Equador seriam varridas pelas águas dos oceanos, que passariam sobre elas “lavando” tudo o que encontrassem pelo caminho.

Foto por Reprodução

Influência e reflexo na vida das pessoas
Tirando o foco de um cenário trágico, e a força inercial centrífuga - ocasionada pelo giro da Terra - combinada com a gravidade, como seria a influência na vida das pessoas e o tudo o que existe na superfície da Terra? 

Apesar de a força centrífuga resultante do movimento de rotação não exercer influência direta sobre a gravidade, ela pode desequilibrar um pouco as coisas. Na Linha do Equador os objetos pesariam um pouquinho menos do que nos polos (exatamente 0,35% menos), e também é ali que a força centrífuga é mais forte. Simplificando, tudo seria um pouquinho mais leve.

Partindo princípio hipotético de que a Terra é perfeitamente redonda e que ela não tem nenhuma inclinação, a força centrífuga apontaria para o sentido oposto do eixo do nosso planeta, enquanto a gravidade, ao contrário, sempre apontaria para o centro. A partir daí, podemos presumir que, em algum ponto entre os polos — onde a força centrífuga seria igual a zero - e a Linha do Equador, existiria um ponto no qual essa força apontaria mais para a lateral.

Edifícios inclinados
Esse ponto se encontra nas latitudes 45° norte e sul da Terra, e é justamente nessas latitudes que está a Europa, por exemplo. Assim, se o nosso planeta parasse de girar, todos os edifícios nessas latitudes teriam que ser construídos ligeiramente inclinados. Se a imagem da Torre de Pisa vem à cabeça, saiba que a histórica edificação está inclinada para o lado contrãrio.

Foto por Reprodução

Mais redonda
Já em relação à superfície da Terra, que é basicamente fluida, depois da parada repentina de girar, a força centrífuga deixaria de existir, deixando-nos apenas à mercê da força da gravidade. Assim, com o tempo, a sua ação deixaria a Terra ainda mais redonda, e o nosso planeta ficaria com um formato totalmente esférico.

As informações são do portal askamathematician.com-ask phycist.com