Mais lidas
Cotidiano

NASA lança novo site e divulga imagens preocupantes da Terra

.

 O antes e o depois - NASA lança imagens preocupantes da Terra - Imagem: NASA
O antes e o depois - NASA lança imagens preocupantes da Terra - Imagem: NASA

A agência espacial norte-americana (NASA) lançou um novo site (climate.nasa.gov) onde é possível ver as mudanças em determinadas regiões causadas não só por alterações climáticas como também por ação humana. Enquanto algumas mudanças ocorrem ao longo de mais de 20 anos, outras são mais preocupantes uma vez que se deram no espaço de apenas dois anos.

Encolhimento do Great Salt Lake, em Utah, entre 1985 e 2010, causado pela redução de neve - NASA

“Alguns destes efeitos estão relacionados com a mudança do clima, outros não. Alguns mostram os efeitos da urbanização ou a destruição causada por desastres naturais como incêndios e inundações. Todos mostram que o planeta está num estado de fluxo”, afirmaram cientistas da NASA ao Science Alert.

Rredução no tamanho da Owens Lake, na Califórnia (EUA) - NASA

As imagens revelam mudanças dramáticas nos tamanhos de floresta, níveis de água e cobertura de gelo nos últimos 40 anos. Algumas dessas imagens realmente são chocantes, como a do Lago Urmia no Irã, mostrando seu tamanho encolhendo e mudando cores.

Floresta de Baban Rafi em Niger - partes enormes da floresta que desapareceram entre 1976 e 2007 - NASA

Ainda que haja a consciência de que o planeta está mudando como resultado de ação humana, é difícil ter uma noção real dos danos que estão sendo causados no planeta.

Com informações do portal Science Alert

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber