Faculdade no PR incentiva doação de cabelos para quem tem câncer

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 19/10/2016

A Faculdade Guairacá promove nessa quarta-feira (19) uma ação solidária de corte de cabelos para confecção de perucas destinadas a pacientes em tratamento contra o câncer. A ação integra a programação alusiva à campanha Outubro Rosa e Novembro Azul, desenvolvida através das Clínicas Integradas Guairacá, em parceria com a OncoImagem. A campanha desse ano traz como tema ‘Eu cuido de você, você cuida de mim’. Em Guarapuava, na região central do Paraná, esse projeto é realizado há cerca de um ano e visa beneficiar, preferencialmente, pessoas que submetem a tratamentos quimioterápicos contra o câncer.

A coordenadora regional do projeto, Luciana Bizerra, enalteceu a importância das doações de cabelo, frisando que esse trabalho desenvolvido em Guarapuava potencializa o resgate da autoestima e bem-estar do paciente, em um momento delicado do tratamento quimioterápico.Luciana detalhou ainda que, para a confecção das perucas, as mechas devem ter no mínimo 20 centímetros de comprimento. Pode ser doado qualquer tipo de cabelo, masculino e feminino, inclusive com tratamentos químicos, menos com alisamentos. 

Alisamento inviabiliza doação
“O alisamento muda a estrutura do cabelo e a fragilidade dele inviabiliza a produção da peruca. As mechas de cabelos doadas serão destinadas aos nossos parceiros que produzem perucas personalizadas para mulheres que tiveram perda capilar decorrente do tratamento de câncer”.

Projeto a nível nacional
A OncoImagem desenvolve um projeto a nível nacional, com o objetivo de conscientizar os pacientes oncológicos das ferramentas disponíveis para o desenvolvimento da reintegração da imagem pessoal, e também, a capacitação e motivação de voluntários para atuar na causa. Em Guarapuava, esse projeto é realizado há cerca de um ano. 

Com informações da assessoria de imprensa da Faculdade Guairacá.