Cegonhas trocam migração por lixo

Autor: Da Redação,
sábado, 23/01/2016
As cegonhas da Europa Ocidental voam até o norte do Saara, as da Europa Oriental até a África do Sul,  enquanto as do Uzbequistão permanecem em seu país de origem. Foto: bbc.com

Até recentemente todas as cegonhas brancas da Europa migravam para o sul durante o inverno, mas agora estão voando menores distâncias para se alimentarem da comida encontrada em lixões no norte do Saara.

A equipe internacional liderada pela Dra. Andrea Flack do Instituto Max Planck de Ornitologia da Alemanha usou equipamentos de GPS para estudar os hábitos migratórios de 70 jovens cegonhas de oito países diferentes: Armênia, Grécia, Polônia, Rússia, Espanha, Alemanha, Tunísia e Uzbequistão. A pesquisa foi publicada na revista Science Advances.

O estudo concluiu que as cegonhas da Rússia, Polônia, e Grécia seguem a rota original até a África do Sul. As aves da Espanha, Tunísia e Alemanha voavam até o norte do Saara. As da Armênia voam apenas uma pequena distância, enquanto as do Uzbequistão surpreendentemente permanecem em seu país de origem.

Os cientistas dizem que a maioria dos pássaros que permaneceram no norte do Saara se alimentaram em lixões, sem o custo energético da migração. As cegonhas do Uzbequistão conseguiram seu alimento de fazendas de peixe, abandonando seu hábito de voar até o Afeganistão ou Paquistão no inverno.

Segundo a Dra. Flack, as cegonhas brancas mudaram seu comportamento para permanecerem próximas aos humanos, onde a comida é abundante. Entretanto, os cientistas ressaltaram que podem haver consequências ruins para o ecossistema a longo prazo, uma vez que o nicho ecológico dos referidos pássaros se alterou.

Fonte: bbc.com