Audi Q3 e Volvo Xc40 medem forças

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 21/05/2020
Audi Q3 e Volvo Xc40 medem forças

Um vem da Bélgica. O outro, da Hungria.O primeiro tem controle de velocidade adaptativo, sistema capaz de manter a distância do veículo da frente de forma automática, sem intervenção do motorista. O segundo traz auxiliar de estacionamento, que "escolhe" a vaga e esterça o volante sozinho. Os dois são os menores utilitários-esportivos de suas marcas no Brasil, mas têm muitos trunfos. Estamos falando do Volvo XC40, vendido no País há dois anos, e da segunda geração do Audi Q3, que acaba de desembarcar e substitui o modelo que era feito no Paraná. Neste comparativo, ambos travam uma batalha recheada de tecnologia.

O belga XC40 comparece na versão T4 Inscription, tabelada a R$ 219.950 e com motor 2.0 turbo a gasolina de 190 cv. O húngaro Q3 vem na configuração Black que, por R$ 215.990, traz propulsor 1 4 turbo, também a gasolina, de 150 cv.

Por causa da potência menor, o Q3 larga em posição de desvantagem nesta contenda. Como era de se esperar, por causa do 1.4 (que não é mais flexível, como no carro nacional), o Audi é mais lento nas acelerações e retomadas de velocidade.

O SUV dá uma titubeada nas saídas e precisa de algum tempo para recuperar o ânimo. Com 40 cv a mais, o XC40 está sempre disposto.

A sensação é comprovada pelos números: a marca sueca informa que o carro acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e chega a 210 km/h. O SUV da alemã vai de 0 a 100 km/h em 9,3 s e alcança os 207 km/h.

Colabora para o bom resultado do XC 40 o câmbio com duas marchas a mais: são oito contra as seis do automatizado de dupla embreagem do Q3. Mas só o Audi tem borboletas no volante para trocas manuais. Para compensar, no Volvo a manopla de câmbio é de cristal, detalhe que reforça o requinte do acabamento. Nos dois a tração é dianteira.

MAIS DURO

O maior prazer entregue pelo motor mais arisco do XC40 é cobrado pela suspensão bem firme, que deixa o rodar bem mais duro que o do Q3. Isso causa um certo desconforto a bordo. Imperfeições de piso que mal são sentidas ao volante do Audi incomodam bastante no Volvo. E nem dá para culpar as rodas grandes ou os pneus de perfil baixo. Os dois usam a mesma medida: rodas de 19 polegadas (na versão Black do Q3) e pneus 235/50.

Embora os dois sejam compactos, quando colocados lado a lado o XC40 revela-se um pouco mais imponente. O Volvo tem linha de cintura mais alta.

Com 1,65 metro, o XC40 é 3 cm mais alto que o Q3. No comprimento, o SUV da Audi leva a melhor por 6 cm (tem 4,48 m, ante 4,42 m do Volvo). Mas na distância entre os eixos (que se reflete em espaço interno), o XC40 é 2 cm maior: tem 2,7 metros, contra os 2,68 m do Q3.

PRÓS E CONTRAS

AUDI Q3

PRÓS - CONFORTO

Suspensão absorve imperfeições do piso e modelo vem com sistema auxiliar de estacionamento.

CONTRAS - DESEMPENHO

O motor 1.4 de 150 cv e 25,5 mkgf de torque não dá o ânimo que o cliente costuma esperar de um Audi.VOLVO XC40

PRÓS - TECNOLOGIA

Controle adaptativo de velocidade e de permanência em faixa com ajuste automático são de série.

CONTRAS - CONFORTO

A suspensão firme e as rodas de liga leve de 19" garantem estabilidade, mas deixam SUV muito duro.