Vítimas de violência doméstica terão curso de defesa pessoal; confira

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 06/10/2022
A primeira turma conta com a participação de 13 mulheres

A cidade de Arapongas irá disponibilizar um curso gratuito de técnicas de defesa pessoal para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. A iniciativa, em um primeiro momento, será destinada para as vítimas que possuem medida protetiva.

As atividades são uma uma promoção da Prefeitura de Arapongas em parceira com a Guarda Municipal da cidade (GMA), por meio da Patrulha Maria da Penha, Delegacia da Mulher de Arapongas e Escola Sparta Centro de Treinamento.

LEIA MAIS: Arapongas tem cronograma especial para aniversário da cidade; veja

Segundo a GM Denice de Amorim, coordenadora da Patrulha Maria da Penha, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e do Trânsito (Sestran) já estava há algum tempo estudando este projeto.    

O curso tem por objetivo promover ações voltadas à aplicação da Lei Maria da Penha e ao enfrentamento e prevenção da violência contra a mulher. Tivemos o grande apoio da Escola Sparta Centro de Treinamento, através do instrutor Jhaton, que tem dado toda a parte técnica e prática do curso. Mais um serviço a ser somado na rede de apoio e de combate à violência contra mulheres em Arapongas

- Denice de Amorim, Coordenadora da Patrulha Maria da Penha
  

Treinamento

As aulas ministradas são de Krav Maga Bukan, uma arte marcial israelense para defesa pessoal. “Este foi um convite da GMA, e nós topamos. As aulas trazem técnicas de defesa pessoal. O Krav Maga Bukan foi desenvolvido para situações reais de rua ou conflitos do dia a dia, algo que se encaixa bem com este projeto para as mulheres em situação de violência doméstica. As alunas saberão como agir em determinadas situações”, falou o instrutor Jhaton Vieira.

As aulas são realizadas semanalmente, em todas as segundas-feiras, das 18h30 às 19h30, na sede da GMA. A primeira turma conta com a participação de 13 mulheres. “As aulas vão estimular a autoestima e a segurança dessas vítimas. Elas relatam que têm medo até de sair na Rua, e levar o bem-estar e sensação de segurança para as mulheres atendidas pela Patrulha Maria da Penha é fundamental”, inclui Denice.

Como participar?

As mulheres vítimas de violência doméstica, com medida protetiva, podem entrar em contato com a Delegacia da Mulher, situada na Rua Beija Flor, 273 – Centro, ou pelo telefone 3252-1738, ou ainda pela GMA - 153 para maiores informações.

Denúncias

Arapongas conta com canais específicos para as denúncias em casos de violência doméstica. São eles:

Fonte: Prefeitura Municipal de Arapongas.