Arapongas celebra um importante marco na luta pelos direitos das mulheres e pelo enfrentamento à violência doméstica. A Delegacia da Mulher (DM) de Arapongas completa cinco anos de atuação. E para comemorar, uma solenidade foi realizada nesta quarta-feira, 13, na sede oficial – localizada na Rua Beija-flor, nº 273 – Centro.
📰 LEIA MAIS: Veja o funcionamento dos órgãos públicos em Arapongas nesta sexta (15)
O ato solene contou com a presença do prefeito eleito Rafael Cita, que representou também o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, da vice-prefeita eleita Édina Kummel, da delegada chefe da Delegacia da Mulher de Arapongas, Camila Costa, do secretário de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Argati, do comandante da 7º Companhia Independente de Polícia Militar (7ª CIPM), major Wolski, além de outros secretários municipais, vereadores e representantes de instituições.
“Celebramos não só o serviço prestado, mas a coragem e a resiliência das mulheres de nossa cidade. Quero manter a união entre a gestão pública e as forças de segurança para que possamos seguir garantindo um ambiente mais seguro e acolhedor. Neste contexto, a Delegacia da Mulher é peça-chave para a segurança”, disse o prefeito eleito, Rafael Cita.
A delegada chefe da Delegacia da Mulher, Camila Costa, destacou também o fortalecimento da parceria entre a Polícia Civil, Forças de Segurança e a Prefeitura de Arapongas. “Tudo isso é fundamental para a ampliação das ações de prevenção e enfrentamento à violência doméstica. Estamos todos empenhados em construir um ambiente mais seguro e respeitoso para as mulheres de Arapongas”, salientou.
O secretário da Segurança, Paulo Argati, comentou sobre a atuação da Delegacia da Mulher de Arapongas que conta também com a Patrulha Maria Penha – grupo especializado composto por guardas municipais e polícia militar. “São serviços que se conectam entre a GMA, Polícia Civil e Polícia Militar, além de toda a rede de apoio que o município dispõe”, acrescentou.
ATENDIMENTOS
Atualmente, a Delegacia da Mulher de Arapongas realiza média 200 atendimentos especializados por mês. “Isso também demostra que mais mulheres confiam no trabalho da segurança, lutando pelo fim do ciclo de violência”, acrescentou a delegada, Camila Costa.
Em caso de violência contra mulheres, saiba os canais para denúncias – Arapongas conta com canais específicos para as denúncias em casos de violência doméstica.
São eles:
– Delegacia da Mulher de Arapongas: Telefone: (43)3252-1738 – Esse número serve para o envio de Whatsapp.
– Polícia Militar: Disque 190 – Nos casos em que não houver medida protetiva.
– Guarda Municipal: Disque 153 ou 0800-645-9060 – Nos casos em que houver medida protetiva. – Ramais diretos: 180 e 181.
RELEMBRE
Em 31 de outubro de 2019, o governador Ratinho Jr oficializou a assinatura do decreto que criou oficialmente a Delegacia da Mulher de Arapongas. Já no dia 7 de novembro daquele mesmo ano, a Delegacia da Mulher foi oficialmente inaugurada, contribuindo para a rede de prevenção e o enfrentamento dos crimes de violência doméstica e familiar.