PRF apreende contrabando de oxímetros chineses em Arapongas

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 22/05/2020
Carga apreendida foi encaminhada para Receita Federal de Londrina

Uma carga de contrabando de mais de 500 oxímetros - aparelhos médicos usados para medir a quantidade de oxigênio transportado pelo sangue e que vem sendo usado para diagnóstico do coronavírus - foi apreendida no início da tarde desta sexta-feira pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Arapongas.

Os equipamentos estavam em um veículo Ford Fiesta cor cinza, placa de Ribeirão Preto, conduzido por um homem de 38 anos. O carro foi abordado na BR-369. O condutor obedeceu a ordem de parada, no entanto demonstrou nervosismo aí desembarcar do veículo, o que levou a equipe a vistoriar o porta malas.

Os 500 aparelhos oxímetro estavam sendo transportados sem acompanhamento da devida documentação fiscal. O condutor informou ter comprado os aparelhos na cidade de Foz do Iguaçu para revenda na cidade Ribeirão Preto. Diante da não comprovação da origem da origem da mercadoria, o lote foi encaminhado a Receita Federal em Londrina. O motorista foi liberado. O total da apreensão é avaliado em cerca de R$ 75 mil.

Usado no diagnóstico clínico do coronavírus por profissionais de saúde, a procura do oxímetro para uso caseiro do oxímetro vem crescendo com a epidemia do coronavírus. Segundo a PRF, os equipamentos apreendidos são de fabricação chinesa.