Arapongas reduz acidentes com motocicletas

Autor: Da Redação,
terça-feira, 26/07/2016
Motoristas tem até sexta-feira para quitar o imposto.  Foto: Sérgio Rodrigo

Cento e setenta e cinco motociclistas se envolveram em acidentes de trânsito nas vias urbanas, de janeiro a junho deste ano, na área urbana de Arapongas. Apesar da queda de 17% nas ocorrências em relação ao ano passado, o número representa quase um acidente por dia apenas neste tipo de ocorrência. No mesmo período de 2015 foram registradas 213 situações. 

Já quanto ao número de mortes, os motociclistas representam a metade dos óbitos no trânsito. Das quatro situações ocorridas neste ano, duas vítimas fatais eram motociclistas. No ano passado, a metade das mortes no trânsito também foi de condutores de motos, totalizando três óbitos.

O número de motos nas ruas representa 27,52% da frota total de Arapongas, que é de 77, 3 mil veículos. Já quando se trata de acidentes, as motocicletas correspondem a 37% dos acidentes de trânsito no primeiro semestre de 2015. No ano passado, este número era ainda maior, 43%. Das 493 situações, 213 envolviam motocicletas ou motonetas. Os números revelam uma redução gradativa de acidentes, em especial com motos. No geral, houve uma queda de 5,27% no índice deste tipo de ocorrência. 

Arapongas já chegou a ser classificada como o 6º trânsito mais violento do estado em número de acidentes, segundo estudo do Mapa da Violência de 2013. Para o gerente administrativo da Diretoria de Trânsito de Arapongas (Diretran), João Carlos Schelen, a redução é resultado de uma série de ações desenvolvidas, como campanhas e blitzes educativas, além de intervenção no trânsito com a colocação de semáforos em pontos críticos.

PREVENÇÃO
“Trabalhamos com os motoristas, de forma geral, a conscientização no trânsito, principalmente sobre a importância do respeito à sinalização e limite de velocidade”, diz. “Também instalamos dois semáforos este ano em pontos problemáticos. Uma foi instalado no cruzamento das ruas Pomba com Condor e outra na Flamingos com Drongo”, comenta. A previsão até o final do ano é que mais quatro equipamentos sejam instalados em vias de grande fluxo de veículos. Um semáforo será instalado na Rua Pombas com a Rua Drongo. Com isso, a expectativa é reduzir ainda mais o número de acidentes. Na avaliação de Schelen, neste primeiro semestre, houve queda no emplacamento de novos veículos e o fluxo também está menor nas ruas. “Isso também influência o número de acidentes”, pontua.