Ônibus metropolitanos vão ter bilhetagem eletrônica

Autor: Da Redação,
terça-feira, 19/08/2014
Ônibus metropolitanos vão ter bilhetagem eletrônica

A Viação Garcia está implementando em seus ônibus que fazem as linhas metropolitanas uma nova tecnologia no pagamento das tarifas. Em fase de testes, o sistema de bilhetagem eletrônica deve ser implantado em breve. O equipamento deve acabar com os problemas de passagens falsas e também deve trazer mais segurança aos usuários e funcionários da empresa, que diminuirão o trabalho com dinheiro vivo.

Os passageiros que utilizam as linhas regularmente já observam a novidade, mas ainda não estão aptos a utilizá-la por enquanto.

O gerente da agência da empresa em Apucarana, Ariel Rezende, explica que os ônibus da frota estão gradualmente recebendo o equipamento, mas que o pagamento da passagem ainda ocorre da maneira tradicional. “Os equipamentos para a cobrança da bilhetagem eletrônica estão sendo instalados em Londrina, cidade-sede da Viação Garcia. A cobrança será feita nos mesmos moldes do que já ocorre no transporte coletivo urbano de Apucarana atualmente”, explica o gerente.

Segundo ele, as máquinas de leitura dos cartões eletrônicos são, inclusive, da mesma empresa que trata do serviço no transporte coletivo urbano do município. Por isso, há a possibilidade de uma integração entre os sistemas. “Não sabemos se isso vai realmente acontecer, mas essa pode ser uma possibilidade futura. A integração poderia favorecer muito o usuário que utiliza os dois sistemas, pois ele teria apenas um cartão para utilizar nos dois serviços”, afirma.

Outra vantagem é a integração entre dois ou mais ônibus. “Para ir para Londrina, por exemplo, o usuário precisa de dois ônibus, um até Rolândia, e outro até o destino final. Com o novo sistema, o pagamento poderá ser feito apenas uma vez”.

O novo sistema irá trazer mais segurança, tanto para o usuário quanto para a empresa. Isso porque a movimentação de dinheiro vivo será diminuída nos ônibus, tornando-os menos atrativos a bandidos. Além disso, os bilhetes falsos que insistem em aparecer sazonalmente não mais existirão.

De acordo com a empresa, os cobradores continuarão trabalhando normalmente assim que o novo sistema for implantado.