Um morador de Apucarana, no norte do Paraná, filmou duas situações arriscadas que quase resultaram em acidentes de trânsito, em trecho sob o viaduto do Distrito de Vila Reis, na BR-376. O local considerado perigoso, já registrou quatro acidentes somente nos últimos dois meses. O trecho tem pista simples e ainda não foi duplicado por conta de um impasse judicial que já dura 11 anos.
- LEIA MAIS: Ônibus a caminho de evento religioso bate contra barranco em Apucarana
O risco de acidentes no local chamou a atenção do motorista Hemerson Gabardo, que decidiu filmar a movimentação de veículos no trecho entre terça (18) e quarta-feira (19). Nas duas ocasiões, ele flagrou dois "quase" acidentes. Em um dos vídeos é possível ver que uma carreta-cegonha, carregada com veículos, invade a contramão e, por pouco, não causa um acidente. Os veículos que seguem no sentido contrário chegam a invadir o acostamento para não colidirem com a carreta. Assista o vídeo no fim da matéria.
No outro vídeo, um caminhão também invade a pista contrária, obrigando o veículo que segue na contramão a desviar pelo acostamento. Segundo Gabardo, esse tipo de situação ocorre justamente pela não continuidade da duplicação.
- LEIA MAIS: Caminhões colidem em acidente na Vila Reis em Apucarana
“Os acidentes acontecem só nesse trecho que não é duplicado, que passa debaixo desse viaduto. Acaba a duplicação, o caminhão invade a faixa do outro lado. Esses dias atrás um motorista de ônibus se perdeu nesse mesmo lugar. Sentido Apucarana ainda tem um quebra-molas, mas para quem segue sentido Califórnia não tem e o motorista dá de cara com uma curva. Se estiver embalado, pode bater de frente com outro carro”, comenta o motorista.
Gabardo, que mora no Distrito de Vila Reis, afirma que ele não é o único a registrar esse tipo de flagrante, que é corriqueiro. “É assim todo dia. Todos os moradores da Vila Reis têm que passar por lá, então estão esperando acontecer alguma tragédia para tomar uma providência. Enquanto fica só no quase, ninguém faz nada para resolver”, lamenta.
Pelo menos quatro acidentes de trânsito foram registrados no local. O mais recente ocorreu na terça-feira (18) com o tombamento de uma caminhonete. O motorista saiu ileso.
IMPASSE JUDICIAL
Onze anos após o início das obras de duplicação da BR-376 em Apucarana (PR), um impasse judicial entre a concessionária de ferrovias Rumo Logística e proprietários de terrenos continua travando a finalização da obra em um pequeno trecho da rodovia, na região do Distrito da Vila Reis. O imbróglio ocorre pela impossibilidade de desativação do antigo viaduto da linha férrea, cujo espaço entre suas pilastras de sustentação não permite a construção de uma pista dupla.
Em abril, a Câmara Municipal de Vereadores aprovou requerimento, endereçado à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), pedindo informações sobre a conclusão do novo viaduto da linha férrea sobre BR-376 na Vila Reis e, consequentemente, da duplicação da rodovia.
Assista o vídeo: