53kg: maior picolé do Brasil foi feito em Apucarana e bateu recorde

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 02/01/2025
Fernando Gama exibe o picolé no programa Tudo É Possível, da apresentadora Eliana, à época na TV Record

No dia 3 de maio de 2007, uma sorveteria de Apucarana (PR) bateu o recorde nacional ao fabricar o maior picolé do Brasil. Medindo 1,48 metros e pesando 53 quilos, o picolé foi produzido pela Sorveteria Cremoso, que funcionava na Avenida Minas Gerais. Veja o vídeo no final do texto

📰 LEIA MAIS: De Raul Seixas a Nazareth: 6 shows de rock que marcaram Apucarana

“Fizemos o sorvete durante a participação de Apucarana em uma edição do Dia do Desafio, uma competição que mexia com toda a cidade. Um dos destaques nesta ocasião foi esse picolé, que produzimos após uma conversa com a então gerente do Sesc Apucarana, Andreia Rinaldo”, afirma o empresário Fernando Gama, que trabalhava na sorveteria com seu pai, Rubens Gama.

📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

O sorvete fez muito sucesso e atraiu bastante gente até a sorveteria para conferir de perto o maior picolé já feito no Brasil.

“Quando ficou pronto, inicialmente havíamos convidado em torno de 150 crianças, estudantes de escolas municipais da cidade. Mas a notícia se espalhou e mais de 400 pessoas foram até lá. A polícia teve que fechar o quarteirão e o tráfego na Avenida Minas Gerais”, lembra Fernando Gama.

 
Vários veículos de imprensa também compareceram ao local. O que chamou a atenção a nível nacional.

“Logo a produção do Programa da Eliana, que passava na TV Record, entrou em contato com a gente e nos convidou para ir até o programa mostrar para todo o Brasil. Acabei fazendo outro sorvete do mesmo tamanho e com as cores do programa, e fomos para lá, levando o nome de Apucarana para todo o Brasil”, conta.

Como foi produzido

Para fazer o sorvete, Gama conta que foi preciso fabricar uma forma em uma serralheria da cidade. Além de fazer um palito gigante.

“Compramos umas chapas de metal e, após tirar as medidas, mandamos um serralheiro produzir. Tive que comprar um pedaço de madeira bem grande para podermos moldar o palito também, mas deu tudo certo”, afirma.

Para congelar o picolé, foram necessários três dias.

“Não tínhamos um congelador que comportasse aquele picolé de pé, e para que desse tudo certo, fui fazendo parte a parte, congelando e virando, para ir adicionando as camadas restantes. Foram três dias de trabalho até ficar pronto”, conta.

Sorvete viajou de Apucarana até São Paulo

Quando o Programa da Eliana convidou Fernando para levar o picolé até lá, eles criaram um esquema de logística.

“A TV Record enviou um caminhão de câmara fria para transportar nosso sorvete até lá. E acabou dando certo, o picolé viajou de Apucarana até São Paulo e depois acabamos mostrando para todo o Brasil”, detalha.

 
A participação no programa causou um grande alvoroço na sorveteria após ir ao ar.

“Um monte de gente passou a procurar a sorveteria para ver esse picolé, e, claro, comer um pedaço dele”, finaliza.

Vídeo

Por Louan Brasileiro