A Central de Abastecimento Farmacêutico, da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, começou a distribuir nesta quinta-feira, um lote de 2 mil testes rápidos de Covid para os 17 municípios da sua área de abrangência. Os testes encaminhados pela Secretaria de Estado da Saúde foram recebidos pelo diretor da RS, Lucas Leugi, e a farmacêutica Patrícia Maria Flores Ferman.
- LEIA MAIS: Covid matou mais de 1,8 mil pessoas na região em 5 anos
Ainda nesta quinta-feira, as secretarias municipais de saúde devem começar a retirar seus lotes. Segundo o Ministério da Saúde o período recomendado para realizar o teste é do 1º ao 7º dia nos indivíduos sintomáticos; e em indivíduos assintomáticos a partir do 5º dia de contato com pessoa infectada por SARS-Cov-2.
Devem ser testados os sintomáticos, seguindo a seguinte ordem de prioridade: Profissionais de saúde e segurança pública em atividade; pessoas que morem no mesmo domicílio que profissional da saúde ou segurança pública com sintomas e em atividade; população idosa (a partir dos 60 anos); pessoas com condições clínicas de risco, como doenças cardíacas, respiratórias e renais graves e mal controladas; e população economicamente ativa com idade entre 15 e 59 anos.
O teste rápido consiste numa ferramenta importantíssima no controle da epidemia de Covid-19, como na identificação da quantidade de pessoas que já foram infectadas.