A reconstrução do muro do Estádio Municipal Olímpio Barreto, de Apucarana (PR), vai levar aproximadamente três meses para ser finalizada. Parte da estrutura caiu na tarde desta quarta-feira (10) por conta do excesso de chuva. Conforme apurações do TNOnline, os trabalhos de limpeza e isolamento do local já tiveram início nesta quinta-feira (11).
O superintendente da Secretaria de Serviços Públicos, Helligtonn Gomes Martins, o Tom, informou que os servidores da Prefeitura utilizaram maquinários para retirar os entulhos. Eles também analisaram a estrutura que permaneceu "em pé" e derrubaram outros 20 metros que estavam condenados. "Essa parte que está afetada, inclinada e fora do prumo, a gente já retirou. Derrubamos o que provavelmente viria a cair também, além do que caiu ontem", disse.
📰 LEIA MAIS: Parte de muro desaba no Estádio Olímpio Barreto de Apucarana
Tom explicou, em entrevista ao TNOnline, que esta é a primeira vez que essa parte do muro externo caiu. Há cerca de três meses, uma parte superior da estrutura, em um outro ponto, teve problemas. "Na lateral do Estádio teve uma lateral que caiu, mas foram apenas alguns tijolos", contou. O superintendente frisa que todas as partes afetadas serão reconstruídas. "Vamos aproveitar a obra e reformar todas as áreas que precisam".
O muro do 'Olímpio Barreto' tem mais de 50 anos e foi construído sem fundação e ferragem armada para reforçar a estrutura. Segundo Tom, a construção estava dentro dos padrões da época, mas atualmente não pode ser considerada "bem estruturada". "Eles [construtores antigos] não usaram ferragens e até que durou bastante. Mas hoje em dia, nenhum muro pode ser construído dessa forma. Agora é preciso ser feito com concreto armado e ferragem, e a reconstrução vai estar dentro dos padrões atuais", explicou.
Essa é, provavelmente, a primeira vez que o muro passa por reformas. Em setembro de 2020, o Estádio recebeu melhorias para sediar as partidas do Apucarana Sports. Na época, o local recebeu apenas pintura nas cores do clube: vermelho, preto e branco. Reparos elétricos e hidráulicos também foram realizados, mas nenhuma parte do muro teve alterações. No entanto, o superintendente garante que o "restante do muro está visivelmente em condições estruturais", após a queda da estrutura nesta quarta.
📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos
A obra, porém, contará com um sistema de revezamento entre os outros projetos que dependem da equipe da Secretaria de Serviços Públicos de Apucarana. "O valor vai depender da cotação dos materiais, que está sendo feita na manhã desta quinta, mas o tempo vai ser em torno de dois a três meses", garantiu Tom. "Esse período é devido ao fato de a gente não poder se dedicar apenas à aquela parte. Temos que se dedicar a outras solicitações. A cidade tem várias obras em andamento".
A área do muro que caiu foi isolada interna e externamente, mas não afeta os jogos. Mesmo com as partidas já finalizadas, possíveis eventos no Estádio não precisarão ser cancelados por conta da reconstrução. Além disso, a estrutura é recuada e está a praticamente 30 metros de distância da via. Por isso e por conta do desnível da parte externa para interna, a população que transita pelas proximidades também não precisa se preocupar. "Se for cair, é sempre para dentro", finalizou o superintendente.