Quais são os grupos criminosos da "guerra do tráfico" em Apucarana

Autor: Da Redação,
terça-feira, 18/06/2024
Quadrilha usa tubarão como símbolo

A 17ª Subdivisão Policial (SDP), de Apucarana, prendeu nesta terça-feira (18) um homem de 27 anos, apontado como principal matador da "guerra do tráfico" na cidade. Ele foi preso durante operação da 17ª Subdivisão Policial (SDP) na zona rural de Ortigueira, nos Campos Gerais, e seria responsável pelo menos quatro homicídios na cidade entre 2022 e 2024. Segundo a Polícia Civil, o suspeito pertence à quadrilha "Tropa do Tubarão", que disputa pontos de vendas de entorpecentes na cidade com o "Grupo do Jacaré".

-LEIA MAIS: Rapaz de família tradicional de Apucarana é preso por sequestro no PA

Segundo a Polícia Civil, as duas quadrilhas disputam os pontos de vendas de entorpecentes na cidade. Segundo o delegado-chefe da 17ª Subdivisão Policial (SDP), Marcus Felipe da Rocha Rodrigues, os criminosos usam animais como símbolos: o tubarão, do grupo que está baseado na região do Jardim Colonial e Residencial Sumatra, e o jacaré, na região do Jardim Ponta Grossa.  

"A Polícia Civil conseguiu delinear bem essas organizações criminosas e conseguiu definir que são essas organizações criminosas envolvidas em vários homicídios em Apucarana entre 2022 e 2023 nessa guerra do tráfico de drogas", disse o delegado no final de maio, quando foi presa uma mulher de 29 anos também apontada como integrante da "Tropa do Tubarão".

O delegado afirma que a quadrilha do "tubarão" é bastante perigosa e usa o animal para mostrar força em relação à outra organização criminosa, que utiliza o símbolo do "jacaré". 

OPERAÇÃO

Nesta terça-feira (18), a operação em Ortigueira contou com a participação de policiais da 17ª SDP e também de Arapongas e Ortigueira, sob comando do delegado André Garcia, com apoio do delegado Ricardo Monteiro. Além do matador preso, que era o principal alvo da operação, foram presos outro suspeito de 24 anos e mais um caseiro que dava guarida à dupla. Os três faziam parte da "Tropa do Tubarão", segundo a Polícia Civil. Foram também apreendidas duas armas, sendo um revólver calibre .38 e um rifle calibre 22.