As obras da nova rotatória do bairro igrejinha, no encontro das ruas Osvaldo Cruz, Talita Bresolin e Nova Ucrânia, começam na próxima semana. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (16), no local, pelo prefeito Junior da Femac, que apresentou o projeto a alguns comerciantes e moradores do bairro.
Acompanhado da secretária de obras, Angela Stoian; do presidente do Idepplan, Carlos Mendes; e de uma equipe de engenheiros do município, o prefeito mostrou quais serão as intervenções no local. Segundo ele, o objetivo é dar melhor fluxo ao tráfego e mais segurança em todo o entorno da Praça Frederico Ozanan, que é bastante complexo com o encontro de oito ruas.
“Estamos resolvendo um problema de vários bairros que, a partir de agora, com a chegada da nova loja do Super Muffato, iria se agravar com o aumento significativo de veículos”, argumenta Junior da Femac, assinalando ainda que no local tem registro freqüente de acidentes.
Com a ampla loja do Muffato o fluxo de veículos será bem maior na região, somando-se ao movimento gerado pela Igreja Nossa Senhora Aparecida, Colégio Mater Dei, Cemitério Cristo Rei, 17ª Subdivisão Policial, Mini-presídio, Detran e o acesso ao contorno sul.
O trabalho no local terá início com a Secretaria de Serviços Urbanos, que fará a limpeza e remoção de equipamentos e algumas árvores. Na sequencia virá a pavimentação asfáltica de alguns trechos, implantação de calçadas e sinalização horizontal e vertical. “Nossa estimativa é de que a rotatória estará pronta num prazo de três a quatro semanas”, informa Junior da Femac.
O diretor-proprietário do Colégio Mater Dei, José Fernando Perini, acompanhou a apresentação feita pelo prefeito e engenheiros e elogiou o projeto. “Tenho convicção de que o local ficará bem melhor, pois já havia necessidade de organizar o trânsito que é bem complicado aqui. E agora, com o início de atividades do Supermercado Muffato, o movimento será bem maior com a clientela local e regional”, avaliou Perini.
O diretor presidente do Idepplan, Carlos Mendes, diz que a obra faz parte de um pacote planejado dentro das propostas de mobilidade urbana defendidas pelo prefeito Junior da Femac. “Os principais pontos de intervenção são gargalos bastante conhecidos no trânsito de Apucarana, nos quais motoristas, motociclistas e até pedestres têm dificuldades de transpor”, comentou Mendes.
As duas primeiras obras escolhidas pelo prefeito, com a equipe técnica do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan), são a rotatória do Bairro Igrejinha, e o trevo de acesso ao Núcleo Habitacional Afonso Camargo, na Avenida Brasil, no sentido de Londrina.