Tribuna do Norte Online

Prefeitura de Apucarana entrega kits de enxoval para 170 gestantes

Autor: Da Redação,
terça-feira, 25/03/2025
kits de enxoval de bebês foram entregues para mulheres que estão no final da gestação kits de enxoval de bebês foram entregues para mulheres que estão no final da gestação

A Prefeitura de Apucarana iniciou na manhã desta terça-feira (25/03) a primeira entrega do ano de kits de enxoval de bebês para 170 mulheres que estão no final da gestação. A ação é desenvolvida dentro do Programa Parto Humanizado, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, que faz a compra do material entregue às futuras mamães que são atendidas pela Casa da Gestante e as que fazem o pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde.

- LEIA MAIS: Hospital da Providência recebe lote de 400 testes rápidos da dengue

Entre os itens que compõem o kit enxoval estão: bolsa maternidade, macacão, meias, sabonete líquido, manta, toalha de banho, cueiro e conjunto pagão mijão. “Hoje nós estamos fazendo a primeira entrega de kits do ano com o novo gestor, o prefeito Rodolfo Mota, e temos a honra de receber a primeira-dama, Karine Mota. É sempre um carinho muito grande que a gente tem com as gestantes, com essa preocupação de fazer um pré-natal sempre muito bem feito, bem acompanhado, e no final a gente gosta de entregar esse mimo para elas”, afirma Maria Aparecida Moreira, coordenadora da Casa da Gestante.

Junto com a entrega dos kits maternidade, as futuras mães receberam um cuidado especial com escalda-pés, maquiagem e fotos com estúdio profissional. A secretária da Mulher e Assuntos da Família, Karine Mota, representou o prefeito Rodolfo Mota. Ela destacou que nas terças-feiras ao longo do mês de março, dentro das comemorações do mês da mulher, foram realizadas ações especialmente para elas. “Na primeira terça-feira, nós conscientizamos a respeito de violência contra a mulher. Na segunda terça-feira, tivemos a presença de uma doula, que explicou a importância da presença de um parceiro na hora de dar a luz, porque às vezes as mulheres sofrem violência durante o parto, por meio de alguma palavra, às vezes é mal atendida e orientou também sobre a importância da amamentação. E hoje, muito importante também, a entrega dos kits, envolvendo a saúde e a assistência social”, comenta Karine.

A secretária de Ação Social, Fabíola Carrero, pontuou sobre a importância de as mulheres terem consciência sobre seus direitos. “A Secretaria de Assistência Social faz uma parceria com a Secretaria da Mulher e com a Casa da Gestante, para que as futuras mamães recebam o enxoval maternidade. É um kit básico, mas que faz a diferença. Traz um carinho, traz um conforto e o município está atento às necessidades de todas as mulheres. É importante que elas tenham consciência que têm esse direito” afirma Fabíola Carrero.

A Casa da Gestante é um ambulatório de atenção especializada e atende as gestantes de risco intermediário e alto risco. Suelen Cristina de Santos, que é atendida pela Casa da Gestante e será mãe pela primeira vez, relata sobre a relevância do atendimento prestado no local. “Graças a Deus, o doutor Sérgio Rigon descobriu que eu tinha um colo curto, quando estava com 5 pra 6 meses de gravidez. Eu tive que colocar o pessário, então tive uma gestação de risco. Mas graças a Deus deu tudo certo, graças ao atendimento de toda equipe e agora é só esperar nascer mesmo”, comemora a gestante.

A entrega dos kits de enxoval para bebês acontece a cada três meses e beneficia mulheres do município a partir do sétimo mês e meio de gestação que fazem o pré-natal pelo Sistema Único de Saúde (SUS).