A Covid-19 já provocou a morte de 37 pessoas em Apucarana entre os dias 1º e 23 de março. O mês ainda nem acabou e mais de 1500 casos confirmados da doença foram registrados. O aumento preocupa a saúde do município.
Entre os dias 1º e 23, foram 1.522 diagnósticos positivos da Covid-19 no município. O chefe da 16ªRegional de Saúde, Altimar Carletto afirmou que a região de Apucarana vive o pior momento da pandemia, com um expressivo aumento dos números de mortes e casos. "Infelizmente vem aumentando e muito e isso causa um alerta, uma preocupação muito grande. Diariamente temos um percentual de ocupação de leitos em hospitais alto, mas estamos conseguindo acomodar os pacientes, não chegamos a ter ninguém em fila de espera em UTI, mas com essa crescente, isso nos preocupa muito. A tendência é que tenhamos algum tipo de problema, queira a Deus que a gente não extrapole, que não tenha esse momento de faltar leitos", desabafa o médico.
O chefe da regional fez um apelo. "Precisamos que as pessoas tenham consciência, estamos em um momento muito delicado, precisamos de todos conscientes, imbuídos de fazer a sua parte, nos cuidar, máscara, evitar aglomerações, enfim, cada um tem que fazer a sua parte, isso é essencial", comenta.
O secretário municipal de saúde, Roberto Kaneta, disse que esse aumento é reflexo da pandemia no Brasil. "Esse crescimento de número de mortes e casos acontece no Brasil, no Paraná e Apucarana vive esse momento também, em Janeiro tivemos o maior número de mortes, foram 37 e o mês de março já atingimos essa marca", disse.
Kaneta ressaltou que o vírus mais forte tem elevado o número de mortes, inclusive entre os jovens. "Esse crescimento de casos positivados e das mortes é reflexo também do novo agente que está acometendo as pessoas. Estamos inclusive observando a redução de óbitos e casos em idosos, que já é reflexo da vacina e o aumento de casos e mortes em outras faixas de idade. Estamos ampliando a vacinação, na semana que vem queremos avançar e na terça-feira já começa a aplicação da segunda dose para os idosos que tem entre 80 e 84 anos", explica.
Para o secretário, diminuir esses números depende muito da população "Temos que continuar seguindo as medidas, evitar aglomerações, usar sempre a máscara, uso do álcool gel, evitar reuniões familiares, festas, temos que nos cuidar", finaliza.
A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) registrou mais cinco óbitos e 42 novos casos de Covid-19 na terça-feira (23) em Apucarana. São agora 190 mortes provocadas pela doença no município e 7.907 resultados positivos para o novo coronavírus. O número de recuperados subiu para 7.187.