A Diocese de Apucarana, no norte do Paraná, iniciou nesta sexta-feira (21) a restauração da imagem de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira do município. A informação foi confirmada pelo padre José Roberto Rezende, cura da catedral que leva o nome da santa.
"Os serviços de restauração da imagem da santa já começaram aqui na praça da catedral", informou o Rezende e segundo ele, os trabalhos ocorrerão durante todo o dia.
- LEIA MAIS: Diocese dá início às reformas da Catedral Nossa Senhora de Lourdes
A imagem de Nossa Senhora de Lourdes tem 3,5 metros de altura e pesa 2,4 mil kg. A santa estava instalada em um nicho entre o Salão Comunitário e a Catedral, com pouca visibilidade, e foi retirada no mês passado com ajuda de um guindaste e colocada junto a uma árvore na praça.
A santa chegou na cidade no dia 18 de março de 1958, segundo informações da Diocese. Com as obras da igreja ao longo dos anos, a imagem acabou ficando pouco visível e, por isso, a Diocese decidiu por transferi-la de local para que a população pudesse ter acesso a essa obra sacra.
POLÊMICA
A colocação da imagem junto a uma árvore aos fundos da catedral incomodou fiéis nas últimas semanas. A imagem estava resguardada por cordas, o que gerou um debate nas redes sociais. Algumas pessoas não gostaram de ver a santa “amarrada”, enquanto outras consideram a medida apenas como uma forma de proteção à obra sacra.