Idoso é picado por escorpião-amarelo em bairro de Apucarana

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 20/01/2023
Moradora do Jardim Figueira encontrou um escorpião dentro de sua casa

Um idoso, morador do Jardim Figueira, em Apucarana, norte do Paraná, foi picado por um escorpião. O Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado e encaminhou a vítima ao Hospital da Providência.

Segundo Mauro de Aguiar Almeida, coordenador da Divisão de Endemias de Apucarana, o caso aconteceu nesta semana. O idoso, que está de mudanças na casa nova, dormia no chão quando foi atacado pelo animal na região do pé. Ele foi levado ao hospital com dores, mas, a princípio, está bem.

-LEIA MAIS: Adolescente que matou homem a facadas em Apucarana é detido

Uma outra moradora do bairro, Stephane Samara, entrou em contato com o TNOnline e relatou que na noite da última quarta-feira (18) encontrou um escorpião dentro de sua casa e matou o animal por ter uma filha de quase 1 ano.

"Ele estava entrando no meu quarto quando vi e como tenho uma bebezinha não pensei duas vezes e matei. Aqui tem muitas casas com mato, quintal com entulho. Imagina agora o medo que estou de ter mais", disse a moradora.

De acordo com Mauro, os escorpiões estão aparecendo em bairros da região oeste de Apucarana e orienta os moradores com alguns cuidados para evitar a presença do animal: "É importante deixar o quintal limpo, fechar as frestas debaixo da porta, bater sempre os sapatos e as roupas antes de usar, olhar pelo chão principalmente de noite, que é quando ele sai para caçar, ter tela na janela, proteger os ralos", disse.

A Divisão de Endemias de Apucarana já identificou que trata-se de um Titius Serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo, mas o laudo definitivo é da Secretaria de Saúde do Estado, órgão onde o animal será encaminhado.