O Hospital da Providência confirmou que a recepção foi fechada nesta terça-feira (4), e está sendo utilizada como ambulatório. Conforme apurou a reportagem do site TNOnline, a decisão foi tomada devido ao aumento da procura do atendimento ambulatorial de pessoas com síndromes respiratórias.
O hospital informou que a recepção é ampla, arejada, e está sendo utilizada somente para atendimentos ambulatoriais, que não estão relacionados com a Covid-19 e que a medida vai ser mantida até o baixar o número de atendimentos.
Desde dezembro, apesar de não estar vivendo um surto de gripe, como em outras regiões do país, Apucarana também está registrando aumento nos atendimentos de saúde, na maioria dos casos, por sintomas respiratórios.
Segundo dados da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), em dezembro deste ano, a unidade de saúde já atendeu 11.296 pessoas, um aumento de 35% em relação ao ano passado. Somente no dia 28/12, foram 1.031 atendimentos, quando o normal é até 400 por dia.
De acordo com o secretário de Saúde de Apucarana Emídio Bachiega, esse volume de atendimentos nessa época do ano não é comum, e obrigou a pasta a aumentar o número de médicos atendendo nos plantões
Após a confirmação de três casos de influenza H3N2 em Apucarana, a prefeitura do município informou que vai realizar uma campanha de vacinação contra a gripe, com foco na imunização de idosos, pessoas com comorbidades e crianças. Aproximadamente 15 mil moradores da cidade ainda não tomaram a vacina, que foi distribuída gratuitamente no ano passado.