Tribuna do Norte Online

Escritor apucaranense lança livro de poesias sobre amor, vida e morte

Autor: Da Redação,
terça-feira, 01/04/2025
Um editor entrou em contato com o autor, oferecendo uma oportunidade para que o livro fosse analisado para possível publicação Um editor entrou em contato com o autor, oferecendo uma oportunidade para que o livro fosse analisado para possível publicação

Temas como amor, saudade, morte e nostalgia são alguns dos assuntos abordados pela obra “Poesias de amor, de vida e de morte”, novo livro do apucaranense Antonio Manoel da Conceição, 66 anos. Criado em meio à pobreza, o autor usou a escrita como uma resposta aos desafios e dificuldades de sua própria vida e à maneira como a sociedade trata os menos favorecidos. “Passei a escrever de forma lírica o que eu percebia do mundo. Algumas poesias se aproximam dos que se encontram à margem da sociedade, como moradores de rua e prostitutas, que me tocam profundamente. Creio que isso define a minha poesia”, explicou Antonio.

LEIA MAIS: Polícia Civil conclui inquérito de mulher assassinada em Apucarana

Ainda segundo o escritor, as poesias do livro nasceram de sua interação com o mundo, quase sempre como uma resposta a acontecimentos específicos. "Acredito que meu processo de criação pode ser considerado reativo, ou seja, determinados fatos e situações provocam uma reação em mim, que se transforma em poesia", comentou o autor.

Como o próprio nome da obra indica, o amor é um dos pilares do livro. E para Antonio, este sentimento teve um peso significativo quando era mais novo. “Um amor na juventude me transformou em uma pessoa descrente e insegura quanto a esse sentimento”, complementou ele.

O livro foi inicialmente submetido a uma editora de Curitiba para um concurso literário, com participantes de todo o Brasil e de outros países. Embora não tenha ficado entre os três primeiros colocados, a obra do apucaranense não passou despercebida. Um editor entrou em contato com o autor, oferecendo uma oportunidade para que o livro fosse analisado para possível publicação. Após algum tempo, a resposta positiva veio: a editora se interessou em lançar a obra, que hoje já está disponível em diversas livrarias, tanto físicas quanto virtuais.

LEIA MAIS: PR registra 6 óbitos, incluindo um em Arapongas, e 5.181 novos casos

Além de “Poesias de amor, de vida e de morte”, Antonio já havia participado da coletânea “Poetas brasileiros de hoje”, onde compartilhou o espaço com diversos outros escritores. Além disso, ele é professor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).