No Dia D Estadual de Vacinação, neste sábado (15), a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana vai abrir 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS), entre às 8 horas e 16h30, para garantir a imunização dos apucaranenses.
A ação abrangerá a campanha já vigente da Covid-19 e da Influenza (gripe), além das vacinas de rotina. O objetivo da mobilização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é retomar e ampliar as altas coberturas vacinais no Paraná.
- LEIA MAIS: Festa de Santo Expedito acontece neste final de semana, em Apucarana
O prefeito Junior da Femac destaca a importância vacinação na proteção para um grande número de doenças. “Conclamo a todos para aproveitar essa oportunidade no próximo sábado para garantir mais esse cuidado com sua saúde”, apela o prefeito.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, César Neves, o Dia D de vacinação é um importante movimento para incentivar a atualização da carteirinha com todos os imunizantes disponíveis pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). “Essa é uma grande mobilização para alertar a todos sobre a importância de manter a vacinação em dia. A ideia é que os pais e responsáveis, além de levar as crianças para vacinar, aproveitem a data para colocar em dia a própria carteirinha de vacinação”, afirma Cesar Neves.
Confira os grupos prioritários
Vacinação contra influenza
crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade; trabalhador da saúde; gestantes; puérperas (mulheres no período pós-parto); professores; povos indígenas; Idosos com 60 anos ou mais de idade; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores Portuários e População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
Vacina Bivalente contra Covid-19
pessoas de instituições de longa permanência a partir de 12 anos, e trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas; pessoas com 60 anos ou mias; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade); população privada de liberdade (a partir de 18 anos de idade) e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos), além de funcionários do sistema de privação de liberdade.
UBSs que ficarão abertas
- UBS ANTONIO SACHELLI (JARDIM COLONIAL)
- UBS EROS PACHECO (NÚCLEO AFONSO CAMARGO)
- UBS ELAYNE MAZUR (JARDIM INTERLAGOS)
- UBS BOLIVAR PAVÃO (JARDIM AMÉRICA)
- UBS ANA MARIA PEPATO (JARDIM TRABALHISTA)
- UBS LEOPOLDO HARTWIG JR. (VILA NOVA)
- UBS MARIA DO CAFÉ (JARDIM PONTA GROSSA)
- UBS OSVALDO DAMIN (JABOTI)
- UBS PEDRO BARRETO (DISTRITO VILA REIS)
- UBS RAUL CASTILHO (NUCLEO JOÃO PAULO)
- UBS TAKAITI MIYADI (NÚCLEO DOM ROMEU)
- UBS VALDECIR DE PAULA (JARDIM DAS FLORES)
- UBS WALTER LAZARINI (DISTRITO DE PIRAPÓ)
- UBS MARCOS S. MASCARO (NÚCELO PARIGOT DE SOUZA)