A Catedral Nossa Senhora de Lourdes, em Apucarana, espera receber milhares de fiéis para as celebrações da Páscoa. Na programação, estão previstas várias celebrações e atividades, como vigília e adoração, celebração da Paixão do Senhor, procissão, missa de Lava-Pés e Missa de Páscoa.
Os católicos celebram a paixão, morte e ressurreição de Cristo durante esse período. O período da Semana Santa, que recorda a paixão, morte e ressurreição de Cristo, é considerado o mais importante do ano para a Igreja Católica.
“A vivência do Tempo Quaresmal deve nos levar a uma renovação da nossa intimidade com Cristo. Somos chamados a sair da superficialidade em que vivemos nossa vida cristã, por vezes tão arraigada na rotina que, sem perceber, impedimos o agir de Deus em nós. O risco de vivermos uma fé rasa, seja por comodismo ou por medo do ‘conhecimento de Cristo’ e do que isso implica em nossa vida, pode travar nossa caminhada rumo à salvação. Quaresma é tempo de preparação, de limpeza interior, de varrer para fora a sujeira incrustada em nosso coração como se fosse algo de estimação; fazer uma verdadeira faxina interior, para que Cristo nos encontre limpos, purificados pela sua Ressurreição. O Tríduo Pascal, oração, penitência, jejum, esmola, confissão, caridade, partilha e perdão são caminhos quaresmais de conversão disponíveis a todos que desejam crescer na fé e viver de forma mais madura a vida cristã", explica o bispo da Diocese de Apucarana, Dom Carlos José.
Programação na Catedral Nossa Senhora de Lourdes
Quinta-feira da Ceia do senhor (28)
- 19h30 Missa da Eucaristia e Lava pés
- 2h as 24h Vigília Eucarística
Sexta-feira da Paixão do Senhor (29 de março)
- 07 as 14 h Vigília Eucarística
- 15h Celebração da Paixão do Senhor
- 19h30 Procissão e enterro do Senhor
Sábado Santo (30 de março)
19h30 Solene Vigília Pascoal
Domingo de Páscoa na Ressurreição do Senhor (31 de março)
- 08h, 10h, 18h, e 19h30 Santas Missas
Entenda a tradição
Quinta-feira
É quando foi realizada a última ceia partilhada por Jesus Cristo e seus discípulos. Segundo a Bíblia, a refeição era um ritual que acompanhava a festividade judaica. Nesse dia, Jesus realizou a cerimônia de lava-pés e, em ato de humildade, lavou os pés dos 12 discípulos que o acompanhavam.
Sexta-feira Santa
Neste dia, Jesus é crucificado e morre na cruz. Após a morte, Cristo é retirado da cruz e colocado no sepulcro. Na igreja católica, este é o dia em que fazem procissão em ruas da cidade como via-sacra, sendo assim, o único dia do ano que não se celebra a missa.
Sábado de Aleluia
O sábado Santo é o dia que em que os católicos fazem a vigília da ressurreição. Na passagem bíblica, quando os discípulos faziam orações, o tumulo onde Jesus estava sepultado era vigiado por soldados.
"Malhar o Judas"
É uma tradição popular que ocorre em algumas regiões durante a Semana Santa, especialmente no sábado de Aleluia. Nessa prática, é confeccionado um boneco representando Judas Iscariotes, o discípulo que traiu Jesus Cristo, e é pendurado em locais públicos, como praças ou postes. Em seguida, as pessoas batem ou "malham" o boneco com varas, simbolizando a punição pela traição de Judas. Essa tradição tem origens históricas e religiosas, e é vista como uma forma de expressar repúdio à traição e celebrar a ressurreição de Cristo durante a Páscoa.
Domingo de Páscoa
É o dia da ressurreição. Foi nesse dia que mulheres fiéis foram ao túmulo de Jesus, no período da manhã, e encontraram o túmulo aberto e sem vigias. "Um anjo as avisa que Jesus havia ressuscitado".