Seis meses após a última greve deflagrada pelos carteiros, a preocupação de quem tem cartas a receber agora é outra. Isso porque os Correios ofereceram Planos de Demissão Voluntária (PDV), aos funcionários mais antigos e só em Apucarana, onze profissionais saíram do serviço nos últimos dias.
Segundo o dirigente do Sindicato dos Carteiros da região (SintCom) de Londrina, Oseias Bravo de Melo, a meta de privatização está em andamento e o problema, é um dos efeitos. “Nossa situação está caótica. Faltam muitos funcionários e o último concurso público foi há dez anos”, lamenta.
Segundo o sindicato, a adesão nacional ao PDV dos Correios retirou 12.700 carteiros dos serviços de entrega.
O problema já é percebido em plena era das compras online e os consumidores esperam que o a questão seja resolvida. Helder Reis, disse que tem recebido cobranças e entregas atrasadas em casa. Dessa vez comprou dois pares de tênis para o filho e está preocupado. “Eu tentei ligar e fui ao Centro de Distribuição (CDD), e uma atendente, relatou que as mercadorias estão atrasadas para entrega. Pediu para ligar no 0800 e mandaram esperar mais”, lamenta.