Audiência pública vai debater o uso de remédios à base de canabidiol

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 10/11/2023
Vereador Tiago Cordeiro (MDB) propôs a audiência pública

A Câmara de Apucarana vai realizar uma audiência pública  para esclarecer e debater o uso de remédios à base de canabidiol (CBD) e tetrahidrocanabidiol (THC) em 7 de dezembro, às 19 horas. O evento foi proposto pelo vereador Tiago Cordeiro (MDB), que apresentou recentemente um projeto para a inclusão desses medicamentos na lista de remédios gratuitos do município. As substâncias citadas são derivadas da Cannabis, a planta da maconha e usadas no tratamento de diversas doenças e síndromes, como dores crônicas, depressão, ansiedade e distúrbios do sono. 

A reunião que anunciou a realização da audiência pública contou também com a presença do presidente da Câmara Luciano Molina (PL), do ex-comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar (BPM), tenente-coronel da reserva Marcos José Facio, e  outros vereadores. 

-LEIA MAIS: Prefeitura de Apucarana entrega quadra poliesportiva e parque infantil; vídeo

“A audiência pública visa ouvir a população e as pessoas que sofrem de problemas de saúde e precisam desse medicamento, que traz inúmeros benefícios comprovados cientificamente. Nosso maior objetivo é promover o debate de um tema tão importante para a saúde dos nossos apucaranenses. Quem tem dor, tem pressa”, ressaltou Tiago. 

Durante coletiva, o vereador confirmou a presença do deputado estadual Goura (PDT), criador da Lei Pétala, que assegura o acesso a medicamentos e produtos à base de Canabidiol (CBD) e tetrahidrocanabinol (THC) para tratamento de doenças, síndromes e transtornos de saúde e foi promulgada em 13 de fevereiro de 2023. 

"O deputado Goura estará com a gente no dia 7 de dezembro para reforçar e apoiar ainda mais a causa. A ideia é mostrar os benefícios do medicamento. Para isso, convocamos médicos, especialistas, pacientes e familiares de pessoas que precisam dos medicamentos para participar da audiência. Precisamos quebrar tabus e fazer esclarecimentos. Contamos com a ajuda de todos”, comentou o vereador.